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Título: Um estudo sobre a imaginação na sala de aula : o contexto da contação de histórias
Autor(es): Porto, Andresa Karolina da Silva
Orientador(es): Mitjáns Martínez, Albertina
Assunto: Imaginação nas crianças
Criatividade nas crianças
Arte de contar histórias
Educação de crianças
Data de apresentação: 25-Jul-2013
Data de publicação: 1-Out-2013
Referência: PORTO, Andresa Karolina da Silva. Um estudo sobre a imaginação na sala de aula: o contexto da contação de histórias. 2013. 84 f. Monografia (Licenciatura em Pedagogia)—Universidade de Brasília, Brasília, 2013.
Resumo: A presente monografia buscou realizar um estudo sobre a imaginação das crianças na sala de aula e, para tal usa o contexto de contação de histórias. O público alvo da pesquisa foi um grupo de crianças na idade entre 6 a 7 anos de idade, estudantes de uma escola pública do Distrito Federal. O objetivo do trabalho é analisar aspectos sobre as imaginações das crianças que se expressam no cotidiano escolar e, sobretudo sob o contexto de contação de histórias infantis. Buscou-se analisar se a imaginação é devidamente valorizada em sala de aula no momento de contação história e como a imaginação é expressa nesse tipo de atividade, verificando se as crianças gostam de imaginar e si sentem a vontade para expressar suas imaginações na escola. A monografia buscou identificar também atitudes pedagógicas capazes de valorizar as expressões imaginativas dos alunos. Para tanto, a pesquisa efetuada se dividiu em três momentos. A primeira e a segunda parte foram destinadas a contação de histórias na qual foi observado como as crianças expressavam suas imaginações durante a contação de histórias e a postura do professor diante delas. A terceira parte foi dedicada à promoção de uma roda de conversas com as crianças objetivando conhecer suas imaginações e aspectos relacionados a ela. Os resultados mostram que a imaginação é uma atividade extremamente prazerosa para as crianças, contudo elas não concebem a escola como um local apto para a imaginação, pois se sentem reprimidas e atarefadas demais. Quanto à imaginação expressada durante a contação de histórias foi verificado que as crianças exprimem expressões imaginativas, contudo muitas das vezes o docente não as valoriza e as ignora. Deste modo, é importante que o educador crie espaços privilegiados com o propósito de mover a imaginação dos alunos. _________________________________________________________________________ ABSTRACT
This monograph aimed to study children’s imagination in the classroom, and for that prioritizes the context of storytelling. The target of the research was a group of children aged between 6-7 years of age, students of a public school in the Federal District. The aim is to analyze aspects of the imaginations of children who express themselves in school life, and especially under the context of children's storytelling. We sought to examine whether the imagination is properly valued in the classroom at the time of history and storytelling as the imagination is expressed in this type of activity, ensuring that children love to imagine and you feel the urge to express their imaginations in school. The monograph also sought to identify pedagogical attitudes able to appreciate the imaginative expressions of the students. The research was divided into three parts. The first and second parts were designed to storytelling in which it was observed how children express their imaginations during the storytelling and the attitude of the teacher when he saw the expressions imaginative children. The third part was dedicated to the promotion of a wheel conversation with children aiming to note their imaginations and aspects related to it. The results show that the imagination is an extremely enjoyable for the children, but they didn’t see the school as a place fit for the imagination, because they feel repressed and too busy. Referring to imagination expressed during storytelling, observed that children exposed imaginative expressions, however often the teacher doesn’t value them and ignores. Thus, it is important that the educator create a privileged space for the purpose of moving students' imaginations.
Informações adicionais: Monografia (graduação)—Universidade de Brasília, Faculdade de Educação, 2013.
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