Utilize este link para identificar ou citar este item: https://bdm.unb.br/handle/10483/610
Arquivos neste item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
2004_LucianaCostaLago.pdf183,73 kBAdobe PDFver/abrir
Título: Análise do valor nutricional de alimentos industrializados destinados ao público infantil e seu possível impacto na saúde das crianças
Autor(es): Lago, Luciana da Costa
Orientador(es): Queiroz, Fabiana Lopes Nalon de
Assunto: Crianças - nutrição
Informação nutricional
Alimentação saudável
Data de apresentação: 6-Dez-2004
Data de publicação: 4-Set-2009
Referência: LAGO, Luciana da Costa. Análise do valor nutricional de alimentos industrializados destinados ao público infantil e seu possível impacto na saúde das crianças. 2004. 55 f. Monografia (Especialização em Gastronomia e Segurança Alimentar)-Universidade de Brasília, Brasília, 2004.
Resumo: Introdução: A alimentação do ser humano nos primeiros anos de vida é de importância fundamental. Contribui, em grande medida, para o processo global de desenvolvimento da criança, não só no plano físico, mas também nos planos emocional e psicológico. O acesso ao alimento industrializado, como a qualquer tipo de alimento, depende das condicionantes socioeconômicas da família em que a criança está inserida. O consumo regular de tais alimentos participa de forma significativa na saúde da criança. Objetivo: Analisar os rótulos de alimentos industrializados destinados ao público infantil, selecionados aleatoriamente nos mercados da cidade de Brasília.Método: Análise da informação nutricional contida nos rótulos Resultados: Houve grande prevalência de gordura saturada nos produtos direcionados às crianças. A comparação com produtos similares destinados ao público adulto mostrou que esses se apresentam, na maioria das vezes, nutricionalmente mais equilibrados. Conclusão: Ao analisar a qualidade nutricional dos produtos industrializados direcionados ao público infantil, foi possível observar o impacto da transição nutricional sobre a qualidade da dieta ingerida por crianças que, cada vez mais converge para uma dieta rica em gorduras e calorias, favorecendo a maior prevalência de sobrepeso e obesidade.
Informações adicionais: Monografia (especialização)—Universidade de Brasília, Centro de Excelência em Turismo, 2004.
DOI: http://dx.doi.org/10.26512/2004.12.TCC.610
Aparece na Coleção:Gastronomia e Segurança Alimentar



Todos os itens na BDM estão protegidos por copyright. Todos os direitos reservados.