Utilize este link para identificar ou citar este item: https://bdm.unb.br/handle/10483/6043
Arquivos neste item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
2013_BarbaraSigiliaoCosta.pdf11,4 MBAdobe PDFver/abrir
Título: Projeto de uma plataforma científica que simula as características e a operação de um pico-satélite para promover a educação em ciências e tecnologias aeroespaciais
Autor(es): Costa, Bárbara Sigilião
Orientador(es): Barcelos Júnior, Manuel Nascimento Dias
Assunto: Satélites artificiais
Engenharia aeroespacial
Data de apresentação: Jul-2013
Data de publicação: 16-Set-2013
Referência: COSTA, Bárbara Sigilião. Projeto de uma plataforma científica que simula as características e a operação de um pico-satélite para promover a educação em ciências e tecnologias aeroespaciais. 2013. 52 f., il. Monografia (Bacharelado em Engenharia Mecânica)—Universidade de Brasília, Brasília, 2013.
Resumo: O presente trabalho tem como objetivo desenvolver um projeto de uma plataforma científica que simula as características e operação de um pico-satélite que se chamará BSat. O intuito dessa proposta é dimensionar uma estrutura leve, resistente e compacta para abarcar os itens eletrônicos necessários à operação completa do sistema com um peso máximo de 350g (peso de uma lata de refrigerante cheia). O lançamento do BSat será feito por meio de um balão cativo de uma altura mínima de 500m e o descenso acontecerá de forma controlada com o uso de paraquedas a fim de garantir um regresso incólume ao solo. A plataforma científica poderá ser utilizada por alunos universitários na realização de atividades experimentais com ênfase na área aeroespacial. __________________________________________________________________________ ABSTRACT
This study aims to develop a project of a scientific platform that simulates the characteristics and operation of a satellite called BSat. The objective is to design a slim, resistant and compact structure with electronic items. The maximum weight of the system is 350 g (weight of a full can of soda).The launch will be done by a captive balloon from a minimum height of 500 m with parachutes. After fall onto the ground the satellite should be undamaged. The scientific platform can be used by college students to do aerospace experimental activities.
Informações adicionais: Monografia (graduação)—Universidade de Brasília, Faculdade de Tecnologia, Departamento de Engenharia Mecânica, 2013.
Aparece na Coleção:Engenharia Mecânica



Este item está licenciado na Licença Creative Commons Creative Commons