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Título: A química das argilas e cerâmica : uma abordagem para o ensino médio
Autor(es): Rocha, Fernando Nogueira
Orientador(es): Suarez, Paulo Anselmo Ziani
Assunto: Química - estudo e ensino
Artesanato
Argila
Cerâmica
Data de apresentação: 2013
Data de publicação: 12-Set-2013
Referência: ROCHA, Fernando Nogueira. A química das argilas e cerâmica: uma abordagem para o ensino médio. 2013. vii, 62 f., il. Monografia (Licenciatura em Química) — Universidade de Brasília, Brasília, 2013.
Resumo: Com o desenvolvimento da agricultura, surgiram novas técnicas de preparo dos alimentos bem como a confecção de novos materiais para manipulação dos mesmos. Podem-se destacar os pilões, almofarizes e copos feitos dos mais diversos materiais tais como madeira, pedra e, em especial, o barro. Com o passar do tempo a manipulação de diferentes tipos de barro ou argila permitiu desenvolver novos materiais cerâmicos com características específicas, como alta resistência térmica, mecânica e química, possibilitando que a cerâmica ocupe hoje um importante papel como material de diversos objetos, desde produtos rústicos tradicionais, elementos decorativos ou produtos industriais sofisticados. O presente trabalho tem por objetivo abordar os diversos pontos importantes da química das argilas, discorrendo sobre sua estrutura química, seus principais componentes, e o efeito que cada um destes exerce nas propriedades físico-químicas das cerâmicas. Com isso, foram produzidos textos didáticos que possam auxiliar os professores e alunos nas abordagens do conteúdo de química no ensino médio. Como tema contextualizador, foi priorizado nos textos a história e a confecção de materiais cerâmicos nos tempos remotos e modernos bem como a sua influencia nos fatores sociais e econômicos de determinada região, usando como exemplo o Vale do Jequitinhoha-MG. Assim, espera-se incentivar a interdisciplinaridade ao unir conceitos de várias áreas, com foco na ciência e na tecnologia direcionadas para a sociedade.
Informações adicionais: Monografia (graduação) — Universidade de Brasília, Instituto de Química, 2013.
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