Utilize este link para identificar ou citar este item: https://bdm.unb.br/handle/10483/6006
Arquivos neste item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
2013_FernandoNogueiraRocha.pdf1,69 MBAdobe PDFver/abrir
Registro completo
Campo Dublin CoreValorLíngua
dc.contributor.advisorSuarez, Paulo Anselmo Ziani-
dc.contributor.authorRocha, Fernando Nogueira-
dc.identifier.citationROCHA, Fernando Nogueira. A química das argilas e cerâmica: uma abordagem para o ensino médio. 2013. vii, 62 f., il. Monografia (Licenciatura em Química) — Universidade de Brasília, Brasília, 2013.en
dc.descriptionMonografia (graduação) — Universidade de Brasília, Instituto de Química, 2013.en
dc.description.abstractCom o desenvolvimento da agricultura, surgiram novas técnicas de preparo dos alimentos bem como a confecção de novos materiais para manipulação dos mesmos. Podem-se destacar os pilões, almofarizes e copos feitos dos mais diversos materiais tais como madeira, pedra e, em especial, o barro. Com o passar do tempo a manipulação de diferentes tipos de barro ou argila permitiu desenvolver novos materiais cerâmicos com características específicas, como alta resistência térmica, mecânica e química, possibilitando que a cerâmica ocupe hoje um importante papel como material de diversos objetos, desde produtos rústicos tradicionais, elementos decorativos ou produtos industriais sofisticados. O presente trabalho tem por objetivo abordar os diversos pontos importantes da química das argilas, discorrendo sobre sua estrutura química, seus principais componentes, e o efeito que cada um destes exerce nas propriedades físico-químicas das cerâmicas. Com isso, foram produzidos textos didáticos que possam auxiliar os professores e alunos nas abordagens do conteúdo de química no ensino médio. Como tema contextualizador, foi priorizado nos textos a história e a confecção de materiais cerâmicos nos tempos remotos e modernos bem como a sua influencia nos fatores sociais e econômicos de determinada região, usando como exemplo o Vale do Jequitinhoha-MG. Assim, espera-se incentivar a interdisciplinaridade ao unir conceitos de várias áreas, com foco na ciência e na tecnologia direcionadas para a sociedade.en
dc.rightsAcesso Abertoen
dc.subject.keywordQuímica - estudo e ensinoen
dc.subject.keywordArtesanatoen
dc.subject.keywordArgilaen
dc.subject.keywordCerâmicaen
dc.titleA química das argilas e cerâmica : uma abordagem para o ensino médioen
dc.typeTrabalho de Conclusão de Curso - Graduação - Licenciaturaen
dc.date.accessioned2013-09-12T12:50:41Z-
dc.date.available2013-09-12T12:50:41Z-
dc.date.issued2013-09-12T12:50:41Z-
dc.date.submitted2013-
dc.identifier.urihttp://bdm.unb.br/handle/10483/6006-
dc.language.isoPortuguêsen
Aparece na Coleção:Química



Este item está licenciado na Licença Creative Commons Creative Commons