Utilize este link para identificar ou citar este item: https://bdm.unb.br/handle/10483/5870
Arquivos neste item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
2013_TaynaMartinsMorais.pdf470,61 kBAdobe PDFver/abrir
Título: A ajuda internacional e os EFFC : a questão da defesa dos direitos humanos nos Estados fracos, fracassados ou em colapso
Autor(es): Morais, Thayná Martins
Orientador(es): Galindo, George Rodrigo Bandeira
Assunto: Direitos humanos
Cooperação internacional
Estado
Data de apresentação: 14-Jun-2013
Data de publicação: 16-Ago-2013
Referência: MORAIS, Thayná Martins. A ajuda internacional e os EFFC: a questão da defesa dos direitos humanos nos Estados fracos, fracassados ou em colapso. 2013. viii, 45 f. Monografia (Bacharelado em Direito)—Universidade de Brasília, Brasília, 2013.
Resumo: Os Estados que não se enquadram no modelo democrático liberal são rotulados como fracos, fracassados ou em colapso. Os EFFC (Estados fracos, fracassados ou em colapso) são vistos como anormalidades. Associa-se aos EFFC a falta de eficácia e capacidade estatal. Pressupõe-se que os EFFC são locais propensos a violações dos direitos humanos. Ademais, são tidos como ameaça à segurança e à paz internacional. O discurso sobre os EFFC procura legitimar a intervenção externa em tais Estados, em nome da defesa dos direitos humanos, da promoção da democracia e do desenvolvimento interno. Ocorre que a intervenção internacional, seja sob a modalidade de cooperação para o desenvolvimento ou de ajuda humanitária, passou a ser tratada, com o advento do novo humanitarismo, como elemento de estímulo a transformações políticas e econômicas, sendo condicionada a compromissos assumidos pelos Estados receptores da ajuda. A politização da ajuda internacional acaba por subordiná-la a interesses geopolíticos e econômicos dos Estados centrais, deixando de ser empregada em regiões sem expressão econômica ou interesse estratégico, como é o caso dos EFFC. Por conseguinte, é fundamental uma análise crítica das construções teóricas e conceituais em torno dos EFFC, bem como da intervenção internacional em Estados assim considerados.
Informações adicionais: Monografia (graduação)—Universidade de Brasília, Faculdade de Direito, Curso de Graduação em Direito, 2013.
Aparece na Coleção:Direito



Este item está licenciado na Licença Creative Commons Creative Commons