Utilize este link para identificar ou citar este item: https://bdm.unb.br/handle/10483/5831
Arquivos neste item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
2013_AlexandredeBritoPereira.pdf473,28 kBAdobe PDFver/abrir
Título: Da ilicitude envolvendo a implementação dos Planos Bresser, Verão, Collor I e II (políticas econômicas do governo federal tendentes a conter a escalada inflacionária ocorrida entre 89 e 91)
Autor(es): Pereira, Alexandre de Brito
Orientador(es): Rodrigues, Guilherme Scotti
Assunto: Planos econômicos
Poupança e investimento
Política econômica - Brasil
Data de apresentação: 6-Jul-2013
Data de publicação: 12-Ago-2013
Referência: PEREIRA, Alexandre de Brito. Da ilicitude envolvendo a implementação dos Planos Bresser, Verão, Collor I e II (políticas econômicas do governo federal tendentes a conter a escalada inflacionária ocorrida entre 89 e 91). 2013. 76 f. Monografia (Bacharelado em Direito)—Universidade de Brasília, Brasília, 2013.
Resumo: O presente trabalho tenciona demonstrar a ilegalidade decorrente da incidência de Planos Econômicos do Governo Federal sobre contratos de caderneta de poupança firmados no período compreendido entre 89 e 91. A partir de uma abordagem reflexiva confrontando princípios de matiz constitucional e normas reputadas como de ordem pública, chega-se à conclusão de que, mesmo diante da eventual existência de um ambiente abalado por indicadores de elevação inflacionária, a promulgação destas precisa respeitar a própria superioridade normativa daqueles, não podendo as leis de cunho econômico, sob o pretexto de ser indispensável sua aplicação imediata, desconsiderar cláusulas contratuais formalizadas previamente e destituídas de qualquer vício de consentimento.
Informações adicionais: Monografia (graduação)—Universidade de Brasília, Faculdade de Direito, 2013.
Aparece na Coleção:Direito



Este item está licenciado na Licença Creative Commons Creative Commons