Título: | Cinema na escola como instrumento de inserção cultural e social |
Autor(es): | Silva, Ana Teixeira da Rocha, Izabel Oliveira Santos, Verônica Valério |
Orientador(es): | Rêses, Erlando da Silva |
Coorientador(es): | Santos, Alzira Aparecida Diogo Alvarez dos |
Tema: | Educação de Jovens e Adultos (EJA) : Distrito Federal : Cultura/Cinema |
Assunto: | Educação de Jovens e Adultos (EJA) Inclusão social Atividades lúdicas Cinema na educação |
Data de apresentação: | Jul-2010 |
Data de publicação: | 2-Ago-2013 |
Referência: | SILVA, Ana Teixeira da; ROCHA, Izabel Oliveira ; SANTOS, Verônica Valério. Cinema na escola como instrumento de inserção cultural e social. 2010. 66 f., il. Trabalho de Conclusão de Curso (Especialização em Educação na Diversidade e Cidadania - EJA)—Universidade de Brasília, Universidade Aberta do Brasil, Brasília, 2010. |
Resumo: | Projeto de Intervenção Local desenvolvido no Centro de Ensino Médio 03 do Gama, entre os períodos de fevereiro de 2009 a junho de 2010, sobre a perspectiva de inserção cultural e social do cinema na escola. Por seu caráter heterogêneo, transgressor, desconstrutor e aglutinador, a Sétima Arte, dentro das premissas da “pedagogia e da sociologia do cinema” como agente socializante e socializador, além de ofertar inúmeras possibilidades organizacionais e técnicas com múltiplos recursos pedagógicos, representa, também, um portentoso veículo de transformação social e cultural. Assim, ao estimular o desenvolvimento da criatividade dos/as alunos/as, do espírito inventivo e alegórico, laureado pela ludicidade, pretendemos, entre outros propósitos, promover a compreensão mais real sobre o “fazer e produzir cinema” como uma prática cultural e artística acessível a todos/as, em especial nossos/as alunos/as, Sujeitos da EJA. Com isso, conduziremos nossos/as alunos/as e os/as próprios/as professores/as à percepção crítica e prática de que o cinema, como dimensão de arte universal, instrumentaliza a construção de conhecimento filosófico, histórico, crítico e estético e se manifesta como uma possibilidade real para se trabalhar a autonomia dos sujeitos da educação, atores sociais, no processo de construção histórica e cultural de nosso país, em especial, da cultura cinematográfica brasileira. Desse modo, serão contempladas todas as perspectivas inclusivas da Diversidade e Cidadania dos Sujeitos da EJA e Trabalhadores que foram delineadas ao longo desse per-curso. |
Informações adicionais: | Trabalho de Conclusão de Curso (especialização)—Universidade Aberta do Brasil, Universidade de Brasília, Faculdade de Educação, Curso de Especialização em Educação na Diversidade e Cidadania, com Ênfase em EJA, 2010. |
DOI: | http://dx.doi.org/10.26512/2010.07.TCC.5767 |
Licença: | A concessão da licença deste item refere-se ao termo de autorização impresso assinado pelo autor que autoriza a Biblioteca Digital da Produção Intelectual Discente da Universidade de Brasília (BDM) a disponibilizar o trabalho de conclusão de curso por meio do sítio bdm.unb.br, com as seguintes condições: disponível sob Licença Creative Commons 4.0 International, que permite copiar, distribuir e transmitir o trabalho, desde que seja citado o autor e licenciante. Não permite o uso para fins comerciais nem a adaptação desta. |
Aparece na Coleção: | Educação na Diversidade e Cidadania - EJA
|
Todos os itens na BDM estão protegidos por copyright. Todos os direitos reservados.