Utilize este link para identificar ou citar este item:
https://bdm.unb.br/handle/10483/5646
Título: | Avaliação da metodologia de projetos temáticos da turma de 4º e 5º ano multisseriada da Escola Vila Verde em Alto Paraíso-GO |
Autor(es): | Sakamoto, Daniela Ghiringhello |
Orientador(es): | Corrêa, Rosângela Azevedo |
Assunto: | Educação ambiental Ecologia humana Currículo escolar |
Data de apresentação: | Mar-2013 |
Data de publicação: | 12-Jul-2013 |
Referência: | SAKAMOTO, Daniela Ghiringhello. Avaliação da metodologia de projetos temáticos da turma de 4º e 5º ano multisseriada da Escola Vila Verde em Alto Paraíso-GO. 2013. 62 f., il. Monografia (Licenciatura em Pedagogia)—Universidade de Brasília, Universidade Aberta do Brasil, Alto Paraíso de Goiás-GO, 2013. |
Resumo: | Nesta monografia analisamos se o Projeto Político Pedagógico (PPP) da Escola Vila Verde em Alto Paraíso/GO conseguiu efetivar a interdisciplinaridade através dos projetos temáticos e se os resultados obtidos poderiam formar sujeitos ecológicos a
partir da perspectiva da Educação Ambiental e Ecologia Humana para que possamos ter
sujeitos atuantes e críticos na escola e na sociedade. Os projetos foram: Conhecendo o
Nosso Ambiente, Tradição e Cultura, Tecnologias Sociais e Somos Todos Um. Para
atingir o propósito da pesquisa analisamos o PPP da escola, os projetos temáticos, as
atividades realizadas pelos estudantes de 4º e 5º ano da turma multisseriada durante do
ano de 2012, ao mesmo tempo, realizamos a observação participante. Os resultados da
pesquisa indicam que existe a presença do ideário de sujeito ecológico dentro dos
projetos temáticos, mesmo quando o PPP da escola não tenha uma proposta teórica e
metodológica contundente com os atributos e valores do sujeito ecológico. Percebeu-se
que as atividades desenvolvidas nos projetos tiveram relevância no processo de
aprendizagem os estudantes. A interdisciplinaridade que é um dos princípios da EA pode ser observada nas atividades desenvolvidas nos projetos temáticos mas não consegue abarcar todos os conteúdos curriculares. Esse é um desafio que deverá ser contemplado dentro d PPP para que possa formar sujeitos ecológicos, ousando caminhar em direção a novos modos de ensinar, aprender, compreender e agir em
sociedade. |
Informações adicionais: | Monografia (graduação)—Universidade de Brasília, Universidade Aberta do Brasil, Faculdade de Educação, 2013. Curso de Licenciatura em Pedagogia a Distância. |
Aparece na Coleção: | Pedagogia
|
Este item está licenciado na Licença Creative Commons