Campo Dublin Core | Valor | Língua |
dc.contributor.advisor | Corrêa, Rosângela Azevedo | - |
dc.contributor.author | Sakamoto, Daniela Ghiringhello | - |
dc.identifier.citation | SAKAMOTO, Daniela Ghiringhello. Avaliação da metodologia de projetos temáticos da turma de 4º e 5º ano multisseriada da Escola Vila Verde em Alto Paraíso-GO. 2013. 62 f., il. Monografia (Licenciatura em Pedagogia)—Universidade de Brasília, Universidade Aberta do Brasil, Alto Paraíso de Goiás-GO, 2013. | en |
dc.description | Monografia (graduação)—Universidade de Brasília, Universidade Aberta do Brasil, Faculdade de Educação, 2013. Curso de Licenciatura em Pedagogia a Distância. | en |
dc.description.abstract | Nesta monografia analisamos se o Projeto Político Pedagógico (PPP) da Escola Vila Verde em Alto Paraíso/GO conseguiu efetivar a interdisciplinaridade através dos projetos temáticos e se os resultados obtidos poderiam formar sujeitos ecológicos a
partir da perspectiva da Educação Ambiental e Ecologia Humana para que possamos ter
sujeitos atuantes e críticos na escola e na sociedade. Os projetos foram: Conhecendo o
Nosso Ambiente, Tradição e Cultura, Tecnologias Sociais e Somos Todos Um. Para
atingir o propósito da pesquisa analisamos o PPP da escola, os projetos temáticos, as
atividades realizadas pelos estudantes de 4º e 5º ano da turma multisseriada durante do
ano de 2012, ao mesmo tempo, realizamos a observação participante. Os resultados da
pesquisa indicam que existe a presença do ideário de sujeito ecológico dentro dos
projetos temáticos, mesmo quando o PPP da escola não tenha uma proposta teórica e
metodológica contundente com os atributos e valores do sujeito ecológico. Percebeu-se
que as atividades desenvolvidas nos projetos tiveram relevância no processo de
aprendizagem os estudantes. A interdisciplinaridade que é um dos princípios da EA pode ser observada nas atividades desenvolvidas nos projetos temáticos mas não consegue abarcar todos os conteúdos curriculares. Esse é um desafio que deverá ser contemplado dentro d PPP para que possa formar sujeitos ecológicos, ousando caminhar em direção a novos modos de ensinar, aprender, compreender e agir em
sociedade. | en |
dc.rights | Acesso Aberto | en |
dc.subject.keyword | Educação ambiental | en |
dc.subject.keyword | Ecologia humana | en |
dc.subject.keyword | Currículo escolar | en |
dc.title | Avaliação da metodologia de projetos temáticos da turma de 4º e 5º ano multisseriada da Escola Vila Verde em Alto Paraíso-GO | en |
dc.type | Trabalho de Conclusão de Curso - Graduação - Licenciatura | en |
dc.date.accessioned | 2013-07-12T14:25:33Z | - |
dc.date.available | 2013-07-12T14:25:33Z | - |
dc.date.issued | 2013-07-12T14:25:33Z | - |
dc.date.submitted | 2013-03 | - |
dc.identifier.uri | http://bdm.unb.br/handle/10483/5646 | - |
dc.language.iso | Português | en |
Aparece na Coleção: | Pedagogia
|