Utilize este link para identificar ou citar este item: https://bdm.unb.br/handle/10483/5635
Arquivos neste item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
2012_GleicyKellyRibeirodaSilva.pdf1,76 MBAdobe PDFver/abrir
Título: Educação patrimonial
Autor(es): Silva, Gleicy Kelly Ribeiro da
Orientador(es): Pena, Iara Carneiro Tabosa
Schwanka, Rosane Fátima
Assunto: Educação patrimonial
Neoclassicismo (Arte)
Neoclassicismo (Arquitetura)
Patrimônio cultural
Monumentos - Acre (AC)
Data de apresentação: 2012
Data de publicação: 10-Jul-2013
Referência: SILVA, Gleicy Kelly Ribeiro da. Educação patrimonial. 2012. viii, 43 f., il. Monografia (Licenciatura em Artes Visuais)—Universidade de Brasília, Universidade Aberta do Brasil, Rio Branco-AC, 2012.
Resumo: Essa monografia possui como objetivo levar o leitor a conhecer de maneira mais intima a história da construção do Palácio Rio Branco, priorizando principalmente o seu valor arquitetônico e cultural, levando-se em conta sua importância como ferramenta metodológica que pode ser utilizada dentro dos ambientes escolares, como por exemplo, a sala de aula. Para isso, é necessário detalhar e tornar conhecido a importância que esse monumento possui como propulsor da arte na cidade de Rio Branco, principalmente, porque resgata parte do estilo artístico Neoclássico, valorizando e dando espaço para que a arte faça parte do processo de construção da cidade. Sendo assim, a arquitetura do Palácio consegue despertar essa vontade de saber, e nos leva a conhecer melhor quais suas interferências no campo social e como ela se relaciona com o estilo Neoclássico. Para que o leitor possa melhor entender e conhecer a cultura e arquitetura do Palácio Rio Branco, a presente pesquisa mostrará primeiramente um pouco da história e do contexto social e político no qual a cidade estava inserida, nos proporcionando assim um entendimento acerca da sua construção. Esse monumento possui ricas informações em diversos campos educacionais, que foram explorados visando elucidar a história que envolve o Palácio Rio Branco. No que se refere ao meu objetivo principal, que é mostrar como o Palácio Rio Branco auxilia na aprendizagem e como o estilo Neoclássico influenciou em sua arquitetura. Esta monografia traz para o leitor a oportunidade de conhecer além da história política e social do Palácio, mas também se aproximará de seus maravilhosos traços artísticos que por muito tempo foram poucos conhecidos, pesquisados e aproveitados em sala de aula.
Informações adicionais: Monografia (graduação)—Universidade de Brasília, Universidade Aberta do Brasil, Instituto de Artes, Departamento de Artes Visuais, 2012. Curso de Licenciatura em Artes Visuais a Distância.
Aparece na Coleção:Artes Visuais



Este item está licenciado na Licença Creative Commons Creative Commons