Utilize este link para identificar ou citar este item:
https://bdm.unb.br/handle/10483/5556
Título: | A perspectiva do adolescente em relação ao bullying, ao impacto na sua afetividade, nas relações sociais e no processo de ensino-aprendizagem |
Autor(es): | Viana, Leandro Cerqueira |
Orientador(es): | Lisniowski, Simone Aparecida |
Coorientador(es): | Melo, Lívia Veleda de Sousa e |
Assunto: | Violência na escola Bullying Adolescentes |
Data de apresentação: | 2013 |
Data de publicação: | 3-Jul-2013 |
Referência: | VIANA, Leandro Cerqueira. A perspectiva do adolescente em relação ao bullying, ao impacto na sua afetividade, nas relações sociais e no processo de ensino-aprendizagem. 2013. 77 f. Monografia (Licenciatura em Pedagogia)—Universidade de Brasília, Universidade Aberta do Brasil, Carinhanha-BA, 2013. |
Resumo: | O presente estudo debruça-se sobre o problema do bullying na perspectiva dos adolescentes e seu impacto na afetividade, relações sociais e no processo de ensino aprendizagem. O desenvolvimento do estudo foi realizado uma pesquisa de caráter exploratório e empírico com abordagem qualitativa. Os dados foram coletados através da aplicação de uma entrevista e pelo grupo focal. Os dados coletados foram analisados e fundamentados com base nas obras O juízo moral na criança de Piaget e Bullying: mentes perigosas na escola de Ana
Beatriz B. Silva. A fundamentação feita tendo por base esses autores permitiu
uma reflexão sobre os conceitos relacionados ao bullying, a concepção de justiça
segundo Piaget, à violência e à moralidade na escola. Na teoria da moralidade de
Piaget, percebe-se que a educação moral não pode mais ser compreendida como mera transmissão de valores e como orientações para uma vida virtuosa, mas entendida como um espaço onde os educandos possam participar ativamente como sujeito de sua formação moral. Esta pesquisa ajudou a perceber que a concepção dos alunos acerca do bullying reflete uma cultura tanto de tolerância quanto de crítica à violência escolar. A partir das entrevistas foi possível perceber que as práticas pedagógicas reflexivas e dialógicas podem motivar os educandos a se preocuparem com as questões que dizem respeito à vida ética e que possam tomar consciência de suas ações, respeitando a integridade física, social, moral de seus colegas. |
Informações adicionais: | Monografia (graduação)—Universidade de Brasília, Universidade Aberta do Brasil, Faculdade de Educação, 2013. Curso de Licenciatura em Pedagogia a Distância. |
Aparece na Coleção: | Pedagogia
|
Este item está licenciado na Licença Creative Commons