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                https://bdm.unb.br/handle/10483/5556
    
    
| Título:  | A perspectiva do adolescente em relação ao bullying, ao impacto na sua afetividade, nas relações sociais e no processo de ensino-aprendizagem | 
| Autor(es):  | Viana, Leandro Cerqueira | 
| Orientador(es):  | Lisniowski, Simone Aparecida | 
| Coorientador(es):  | Melo, Lívia Veleda de Sousa e | 
| Assunto:  | Violência na escola Bullying Adolescentes | 
| Data de apresentação:  | 2013 | 
| Data de publicação:  | 3-Jul-2013 | 
| Referência:  | VIANA, Leandro Cerqueira. A perspectiva do adolescente em relação ao bullying, ao impacto na sua afetividade, nas relações sociais e no processo de ensino-aprendizagem. 2013. 77 f. Monografia (Licenciatura em Pedagogia)—Universidade de Brasília, Universidade Aberta do Brasil, Carinhanha-BA, 2013. | 
| Resumo:  | O presente estudo debruça-se sobre o  problema do bullying na perspectiva dos adolescentes e seu impacto na afetividade, relações sociais e no processo de ensino  aprendizagem. O desenvolvimento do estudo  foi realizado uma pesquisa de caráter exploratório e empírico com abordagem qualitativa. Os dados foram coletados através da aplicação de uma entrevista e pelo grupo focal. Os dados coletados foram analisados e fundamentados com base nas  obras O juízo moral na criança de Piaget e Bullying: mentes perigosas na escola de Ana 
Beatriz B. Silva. A fundamentação feita  tendo por base esses autores permitiu 
uma reflexão sobre os conceitos relacionados ao bullying, a concepção de justiça 
segundo Piaget, à violência e à moralidade na escola. Na teoria da moralidade de 
Piaget, percebe-se que a educação moral não pode mais ser compreendida como mera  transmissão de valores e como orientações  para uma vida virtuosa, mas entendida como um espaço onde os educandos possam participar ativamente como sujeito de sua  formação moral. Esta pesquisa ajudou a  perceber que a concepção dos alunos acerca do bullying reflete uma cultura tanto de  tolerância quanto de crítica à violência escolar. A partir das entrevistas foi possível perceber que as práticas pedagógicas reflexivas e dialógicas podem motivar os educandos a se preocuparem com as questões que dizem respeito à vida ética e que possam tomar consciência de suas ações,  respeitando a integridade física, social, moral de seus colegas. | 
| Informações adicionais:  | Monografia (graduação)—Universidade de Brasília, Universidade Aberta do Brasil, Faculdade de Educação, 2013. Curso de Licenciatura em Pedagogia a Distância. | 
| Aparece na Coleção: | Pedagogia
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