Utilize este link para identificar ou citar este item: https://bdm.unb.br/handle/10483/5556
Arquivos neste item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
2013_LeandroCerqueiraViana.pdf614,05 kBAdobe PDFver/abrir
Título: A perspectiva do adolescente em relação ao bullying, ao impacto na sua afetividade, nas relações sociais e no processo de ensino-aprendizagem
Autor(es): Viana, Leandro Cerqueira
Orientador(es): Lisniowski, Simone Aparecida
Coorientador(es): Melo, Lívia Veleda de Sousa e
Assunto: Violência na escola
Bullying
Adolescentes
Data de apresentação: 2013
Data de publicação: 3-Jul-2013
Referência: VIANA, Leandro Cerqueira. A perspectiva do adolescente em relação ao bullying, ao impacto na sua afetividade, nas relações sociais e no processo de ensino-aprendizagem. 2013. 77 f. Monografia (Licenciatura em Pedagogia)—Universidade de Brasília, Universidade Aberta do Brasil, Carinhanha-BA, 2013.
Resumo: O presente estudo debruça-se sobre o problema do bullying na perspectiva dos adolescentes e seu impacto na afetividade, relações sociais e no processo de ensino aprendizagem. O desenvolvimento do estudo foi realizado uma pesquisa de caráter exploratório e empírico com abordagem qualitativa. Os dados foram coletados através da aplicação de uma entrevista e pelo grupo focal. Os dados coletados foram analisados e fundamentados com base nas obras O juízo moral na criança de Piaget e Bullying: mentes perigosas na escola de Ana Beatriz B. Silva. A fundamentação feita tendo por base esses autores permitiu uma reflexão sobre os conceitos relacionados ao bullying, a concepção de justiça segundo Piaget, à violência e à moralidade na escola. Na teoria da moralidade de Piaget, percebe-se que a educação moral não pode mais ser compreendida como mera transmissão de valores e como orientações para uma vida virtuosa, mas entendida como um espaço onde os educandos possam participar ativamente como sujeito de sua formação moral. Esta pesquisa ajudou a perceber que a concepção dos alunos acerca do bullying reflete uma cultura tanto de tolerância quanto de crítica à violência escolar. A partir das entrevistas foi possível perceber que as práticas pedagógicas reflexivas e dialógicas podem motivar os educandos a se preocuparem com as questões que dizem respeito à vida ética e que possam tomar consciência de suas ações, respeitando a integridade física, social, moral de seus colegas.
Informações adicionais: Monografia (graduação)—Universidade de Brasília, Universidade Aberta do Brasil, Faculdade de Educação, 2013. Curso de Licenciatura em Pedagogia a Distância.
Aparece na Coleção:Pedagogia



Este item está licenciado na Licença Creative Commons Creative Commons