Campo Dublin Core | Valor | Língua |
dc.contributor.advisor | Lisniowski, Simone Aparecida | - |
dc.contributor.author | Viana, Leandro Cerqueira | - |
dc.identifier.citation | VIANA, Leandro Cerqueira. A perspectiva do adolescente em relação ao bullying, ao impacto na sua afetividade, nas relações sociais e no processo de ensino-aprendizagem. 2013. 77 f. Monografia (Licenciatura em Pedagogia)—Universidade de Brasília, Universidade Aberta do Brasil, Carinhanha-BA, 2013. | en |
dc.description | Monografia (graduação)—Universidade de Brasília, Universidade Aberta do Brasil, Faculdade de Educação, 2013. Curso de Licenciatura em Pedagogia a Distância. | en |
dc.description.abstract | O presente estudo debruça-se sobre o problema do bullying na perspectiva dos adolescentes e seu impacto na afetividade, relações sociais e no processo de ensino aprendizagem. O desenvolvimento do estudo foi realizado uma pesquisa de caráter exploratório e empírico com abordagem qualitativa. Os dados foram coletados através da aplicação de uma entrevista e pelo grupo focal. Os dados coletados foram analisados e fundamentados com base nas obras O juízo moral na criança de Piaget e Bullying: mentes perigosas na escola de Ana
Beatriz B. Silva. A fundamentação feita tendo por base esses autores permitiu
uma reflexão sobre os conceitos relacionados ao bullying, a concepção de justiça
segundo Piaget, à violência e à moralidade na escola. Na teoria da moralidade de
Piaget, percebe-se que a educação moral não pode mais ser compreendida como mera transmissão de valores e como orientações para uma vida virtuosa, mas entendida como um espaço onde os educandos possam participar ativamente como sujeito de sua formação moral. Esta pesquisa ajudou a perceber que a concepção dos alunos acerca do bullying reflete uma cultura tanto de tolerância quanto de crítica à violência escolar. A partir das entrevistas foi possível perceber que as práticas pedagógicas reflexivas e dialógicas podem motivar os educandos a se preocuparem com as questões que dizem respeito à vida ética e que possam tomar consciência de suas ações, respeitando a integridade física, social, moral de seus colegas. | en |
dc.rights | Acesso Aberto | en |
dc.subject.keyword | Violência na escola | en |
dc.subject.keyword | Bullying | en |
dc.subject.keyword | Adolescentes | en |
dc.title | A perspectiva do adolescente em relação ao bullying, ao impacto na sua afetividade, nas relações sociais e no processo de ensino-aprendizagem | en |
dc.type | Trabalho de Conclusão de Curso - Graduação - Licenciatura | en |
dc.date.accessioned | 2013-07-03T15:55:06Z | - |
dc.date.available | 2013-07-03T15:55:06Z | - |
dc.date.issued | 2013-07-03T15:55:06Z | - |
dc.date.submitted | 2013 | - |
dc.identifier.uri | http://bdm.unb.br/handle/10483/5556 | - |
dc.language.iso | Português | en |
dc.contributor.advisorco | Melo, Lívia Veleda de Sousa e | - |
Aparece na Coleção: | Pedagogia
|