Utilize este link para identificar ou citar este item: https://bdm.unb.br/handle/10483/5554
Arquivos neste item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
2013_DalvaniceSantanaRibeiro.pdf737,22 kBAdobe PDFver/abrir
Título: A prática pedagógica do professor da educação de jovens e adultos em Carinhanha-BA
Autor(es): Ribeiro, Dalvanice Santana
Orientador(es): Sousa, Luzia Costa de
Assunto: Educação de Jovens e Adultos (EJA)
Prática de ensino
Data de apresentação: 2013
Data de publicação: 3-Jul-2013
Referência: RIBEIRO, Dalvanice Santana. A prática pedagógica do professor da educação de jovens e adultos em Carinhanha-BA. 2013. 77 f. Monografia (Licenciatura em Pedagogia)—Universidade de Brasília, Universidade Aberta do Brasil, Carinhanha-BA, 2013.
Resumo: A desistência de muitos alunos na Educação de Jovens e Adultos (EJA), mostra a necessidade de refletir sobre a prática pedagógica dos professores, considerando que estes alunos exigem uma postura diferenciada na sala de aula, com aulas de qualidade que sejam dinâmicas e flexíveis, de forma que os alunos desta modalidade não sejam meros receptores, mas indivíduos ativos no processo de ensino-aprendizagem. Aulas que tenham sentido e correlação com a realidade destes, uma vez que em sua maioria são trabalhadores e/ou idosos. O objetivo desse estudo é analisar a prática pedagógica dos professores nas escolas que oferecem EJA na zona urbana de Carinhanha, fazendo um recorte mais aprofundado em duas delas, observando, sobretudo, a discussão acerca da prática docente. Para análise foi realizada uma pesquisa com observações, entrevistas semiestruturadas e questionários. Também foi realizado um estudo dos principais teóricos que abordam a temática da prática pedagógica na Educação de Jovens e Adultos. Dentre eles destacam-se Verônica Fraidenraich, Pura Lucia Oliver Martins e Paulo Freire. O resultado da análise nos mostrou as dificuldades encontradas pelos professores, primeiro quanto a falta de capacitação ou treinamentos, assim como planejamentos que contemplem a realidade dos alunos. Por se tratar de alunos com uma faixa etária mais avançada, a atenção a esta modalidade é uma questão de garantia de um direito, um direito histórico. E a preparação destes docentes é, dentre outros, um dos requisitos chave para o sucesso da EJA.
Informações adicionais: Monografia (graduação)—Universidade de Brasília, Universidade Aberta do Brasil, Faculdade de Educação, 2013. Curso de Licenciatura em Pedagogia a Distância.
Aparece na Coleção:Pedagogia



Este item está licenciado na Licença Creative Commons Creative Commons