Campo Dublin Core | Valor | Língua |
dc.contributor.advisor | Sousa, Luzia Costa de | - |
dc.contributor.author | Ribeiro, Dalvanice Santana | - |
dc.identifier.citation | RIBEIRO, Dalvanice Santana. A prática pedagógica do professor da educação de jovens e adultos em Carinhanha-BA. 2013. 77 f. Monografia (Licenciatura em Pedagogia)—Universidade de Brasília, Universidade Aberta do Brasil, Carinhanha-BA, 2013. | en |
dc.description | Monografia (graduação)—Universidade de Brasília, Universidade Aberta do Brasil, Faculdade de Educação, 2013. Curso de Licenciatura em Pedagogia a Distância. | en |
dc.description.abstract | A desistência de muitos alunos na Educação de Jovens e Adultos (EJA), mostra a
necessidade de refletir sobre a prática pedagógica dos professores, considerando
que estes alunos exigem uma postura diferenciada na sala de aula, com aulas de
qualidade que sejam dinâmicas e flexíveis, de forma que os alunos desta modalidade não sejam meros receptores, mas indivíduos ativos no processo de ensino-aprendizagem. Aulas que tenham sentido e correlação com a realidade destes, uma vez que em sua maioria são trabalhadores e/ou idosos. O objetivo
desse estudo é analisar a prática pedagógica dos professores nas escolas que
oferecem EJA na zona urbana de Carinhanha, fazendo um recorte mais aprofundado em duas delas, observando, sobretudo, a discussão acerca da prática docente. Para análise foi realizada uma pesquisa com observações, entrevistas semiestruturadas e questionários. Também foi realizado um estudo dos principais teóricos que abordam a temática da prática pedagógica na Educação de Jovens e Adultos. Dentre eles destacam-se Verônica Fraidenraich, Pura Lucia Oliver Martins e Paulo Freire. O resultado da análise nos mostrou as dificuldades encontradas pelos professores, primeiro quanto a falta de capacitação ou treinamentos, assim como planejamentos que contemplem a realidade dos alunos. Por se tratar de alunos com uma faixa etária mais avançada, a atenção a esta modalidade é uma questão de garantia de um direito, um direito histórico. E a preparação destes docentes é, dentre outros, um dos requisitos chave para o sucesso da EJA. | en |
dc.rights | Acesso Aberto | en |
dc.subject.keyword | Educação de Jovens e Adultos (EJA) | en |
dc.subject.keyword | Prática de ensino | en |
dc.title | A prática pedagógica do professor da educação de jovens e adultos em Carinhanha-BA | en |
dc.type | Trabalho de Conclusão de Curso - Graduação - Licenciatura | en |
dc.date.accessioned | 2013-07-03T15:28:33Z | - |
dc.date.available | 2013-07-03T15:28:33Z | - |
dc.date.issued | 2013-07-03T15:28:33Z | - |
dc.date.submitted | 2013 | - |
dc.identifier.uri | http://bdm.unb.br/handle/10483/5554 | - |
dc.language.iso | Português | en |
Aparece na Coleção: | Pedagogia
|