Utilize este link para identificar ou citar este item: https://bdm.unb.br/handle/10483/5554
Arquivos neste item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
2013_DalvaniceSantanaRibeiro.pdf737,22 kBAdobe PDFver/abrir
Registro completo
Campo Dublin CoreValorLíngua
dc.contributor.advisorSousa, Luzia Costa de-
dc.contributor.authorRibeiro, Dalvanice Santana-
dc.identifier.citationRIBEIRO, Dalvanice Santana. A prática pedagógica do professor da educação de jovens e adultos em Carinhanha-BA. 2013. 77 f. Monografia (Licenciatura em Pedagogia)—Universidade de Brasília, Universidade Aberta do Brasil, Carinhanha-BA, 2013.en
dc.descriptionMonografia (graduação)—Universidade de Brasília, Universidade Aberta do Brasil, Faculdade de Educação, 2013. Curso de Licenciatura em Pedagogia a Distância.en
dc.description.abstractA desistência de muitos alunos na Educação de Jovens e Adultos (EJA), mostra a necessidade de refletir sobre a prática pedagógica dos professores, considerando que estes alunos exigem uma postura diferenciada na sala de aula, com aulas de qualidade que sejam dinâmicas e flexíveis, de forma que os alunos desta modalidade não sejam meros receptores, mas indivíduos ativos no processo de ensino-aprendizagem. Aulas que tenham sentido e correlação com a realidade destes, uma vez que em sua maioria são trabalhadores e/ou idosos. O objetivo desse estudo é analisar a prática pedagógica dos professores nas escolas que oferecem EJA na zona urbana de Carinhanha, fazendo um recorte mais aprofundado em duas delas, observando, sobretudo, a discussão acerca da prática docente. Para análise foi realizada uma pesquisa com observações, entrevistas semiestruturadas e questionários. Também foi realizado um estudo dos principais teóricos que abordam a temática da prática pedagógica na Educação de Jovens e Adultos. Dentre eles destacam-se Verônica Fraidenraich, Pura Lucia Oliver Martins e Paulo Freire. O resultado da análise nos mostrou as dificuldades encontradas pelos professores, primeiro quanto a falta de capacitação ou treinamentos, assim como planejamentos que contemplem a realidade dos alunos. Por se tratar de alunos com uma faixa etária mais avançada, a atenção a esta modalidade é uma questão de garantia de um direito, um direito histórico. E a preparação destes docentes é, dentre outros, um dos requisitos chave para o sucesso da EJA.en
dc.rightsAcesso Abertoen
dc.subject.keywordEducação de Jovens e Adultos (EJA)en
dc.subject.keywordPrática de ensinoen
dc.titleA prática pedagógica do professor da educação de jovens e adultos em Carinhanha-BAen
dc.typeTrabalho de Conclusão de Curso - Graduação - Licenciaturaen
dc.date.accessioned2013-07-03T15:28:33Z-
dc.date.available2013-07-03T15:28:33Z-
dc.date.issued2013-07-03T15:28:33Z-
dc.date.submitted2013-
dc.identifier.urihttp://bdm.unb.br/handle/10483/5554-
dc.language.isoPortuguêsen
Aparece na Coleção:Pedagogia



Este item está licenciado na Licença Creative Commons Creative Commons