Utilize este link para identificar ou citar este item: https://bdm.unb.br/handle/10483/5545
Arquivos neste item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
2013_JoselinaDouradodeSouza.pdf773,3 kBAdobe PDFver/abrir
Título: Produção textual nas turmas do 3º ano do ensino fundamental de duas escolas públicas do município de Carinhanha-BA
Autor(es): Souza, Joselina Dourado de
Orientador(es): Queiroz, Norma Lucia Neris de
Assunto: Ensino fundamental
Produção textual
Data de apresentação: Abr-2013
Data de publicação: 3-Jul-2013
Referência: SOUZA, Joselina Dourado de. Produção textual nas turmas do 3º ano do ensino fundamental de duas escolas pública do município de Carinhanha-BA. 2013. 107 f. Monografia (Licenciatura em Pedagogia)—Universidade de Brasília, Universidade Aberta do Brasil, Carinhanha-BA, 2013.
Resumo: No presente Trabalho de Conclusão de Curso foi desenvolvido um estudo de pesquisa, no analisamos a produção textual de um grupo de alunos do 3º ano do ensino fundamental de duas escolas públicas do município de Carinhanha no Estado da Bahia. O estudo teve como objetivo geral: Analisar a produção textual trabalhada por três professores com as turmas do 3º ano dos anos iniciais do ensino fundamental, em duas escolas municipais de Carinhanha-Ba. Elegemos como objetivos específicos: identificar e analisar a concepção que os professores têm sobre o papel da produção textual no processo ensino aprendizagem, identificar a metodologia utilizada pelos professores nos anos iniciais, ao trabalhar com produção textual. Para fundamentar a análise dos dados, construímos o referencial teórico com os seguintes autores Cagliari (1999), Kramer (2010), Lajolo (2002), Ramos (1997), Koch (1999), Ferreiro (2011), Freire (1985), Piaget (2007) e Vigotsk, (2007). Optei pela pesquisa qualitativa de natureza descritiva utilizando os seguintes instrumentos de coleta de dados: entrevista semiestruturada realizada com três professores, dois diretores e duas coordenadoras pedagógicas das escolas pesquisadas, análise documental e dos textos produzidos por um grupo de alunos. Com a análise de dados, encontramos os seguintes resultados: Assim, ao abordar o processo da produção da escrita nos anos iniciais percebemos que esta a preocupação dos professores participantes deste estudo. Portanto, as formulações teóricas a este respeito ainda carecem de reflexões mais aprofundadas, sobre a concepção da produção escrita do aluno. O resultado deste estudo indica que os professores trabalham a produção textual, mas a sua maior dificuldade é analisar as produções desses alunos do ponto de vista da análise linguística.
Informações adicionais: Monografia (graduação)—Universidade de Brasília, Universidade Aberta do Brasil, Faculdade de Educação, 2013. Curso de Licenciatura em Pedagogia a Distância.
Aparece na Coleção:Pedagogia



Este item está licenciado na Licença Creative Commons Creative Commons