Campo Dublin Core | Valor | Língua |
dc.contributor.advisor | Queiroz, Norma Lucia Neris de | - |
dc.contributor.author | Souza, Joselina Dourado de | - |
dc.identifier.citation | SOUZA, Joselina Dourado de. Produção textual nas turmas do 3º ano do ensino fundamental de duas escolas pública do município de Carinhanha-BA. 2013. 107 f. Monografia (Licenciatura em Pedagogia)—Universidade de Brasília, Universidade Aberta do Brasil, Carinhanha-BA, 2013. | en |
dc.description | Monografia (graduação)—Universidade de Brasília, Universidade Aberta do Brasil, Faculdade de Educação, 2013. Curso de Licenciatura em Pedagogia a Distância. | en |
dc.description.abstract | No presente Trabalho de Conclusão de Curso foi desenvolvido um estudo de pesquisa, no analisamos a produção textual de um grupo de alunos do 3º ano do ensino fundamental de duas escolas públicas do município de Carinhanha no Estado da Bahia. O estudo teve como objetivo geral: Analisar a produção textual trabalhada por três professores com as turmas do 3º ano dos anos iniciais do ensino fundamental, em duas escolas municipais de Carinhanha-Ba. Elegemos como
objetivos específicos: identificar e analisar a concepção que os professores têm
sobre o papel da produção textual no processo ensino aprendizagem, identificar a
metodologia utilizada pelos professores nos anos iniciais, ao trabalhar com produção
textual. Para fundamentar a análise dos dados, construímos o referencial teórico
com os seguintes autores Cagliari (1999), Kramer (2010), Lajolo (2002), Ramos
(1997), Koch (1999), Ferreiro (2011), Freire (1985), Piaget (2007) e Vigotsk, (2007).
Optei pela pesquisa qualitativa de natureza descritiva utilizando os seguintes instrumentos de coleta de dados: entrevista semiestruturada realizada com três professores, dois diretores e duas coordenadoras pedagógicas das escolas
pesquisadas, análise documental e dos textos produzidos por um grupo de alunos.
Com a análise de dados, encontramos os seguintes resultados: Assim, ao abordar o
processo da produção da escrita nos anos iniciais percebemos que esta a preocupação dos professores participantes deste estudo. Portanto, as formulações teóricas a este respeito ainda carecem de reflexões mais aprofundadas, sobre a concepção da produção escrita do aluno. O resultado deste estudo indica que os professores trabalham a produção textual, mas a sua maior dificuldade é analisar as produções desses alunos do ponto de vista da análise linguística. | en |
dc.rights | Acesso Aberto | en |
dc.subject.keyword | Ensino fundamental | en |
dc.subject.keyword | Produção textual | en |
dc.title | Produção textual nas turmas do 3º ano do ensino fundamental de duas escolas públicas do município de Carinhanha-BA | en |
dc.type | Trabalho de Conclusão de Curso - Graduação - Licenciatura | en |
dc.date.accessioned | 2013-07-03T14:13:32Z | - |
dc.date.available | 2013-07-03T14:13:32Z | - |
dc.date.issued | 2013-07-03T14:13:32Z | - |
dc.date.submitted | 2013-04 | - |
dc.identifier.uri | http://bdm.unb.br/handle/10483/5545 | - |
dc.language.iso | Português | en |
Aparece na Coleção: | Pedagogia
|