Utilize este link para identificar ou citar este item: https://bdm.unb.br/handle/10483/5545
Arquivos neste item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
2013_JoselinaDouradodeSouza.pdf773,3 kBAdobe PDFver/abrir
Registro completo
Campo Dublin CoreValorLíngua
dc.contributor.advisorQueiroz, Norma Lucia Neris de-
dc.contributor.authorSouza, Joselina Dourado de-
dc.identifier.citationSOUZA, Joselina Dourado de. Produção textual nas turmas do 3º ano do ensino fundamental de duas escolas pública do município de Carinhanha-BA. 2013. 107 f. Monografia (Licenciatura em Pedagogia)—Universidade de Brasília, Universidade Aberta do Brasil, Carinhanha-BA, 2013.en
dc.descriptionMonografia (graduação)—Universidade de Brasília, Universidade Aberta do Brasil, Faculdade de Educação, 2013. Curso de Licenciatura em Pedagogia a Distância.en
dc.description.abstractNo presente Trabalho de Conclusão de Curso foi desenvolvido um estudo de pesquisa, no analisamos a produção textual de um grupo de alunos do 3º ano do ensino fundamental de duas escolas públicas do município de Carinhanha no Estado da Bahia. O estudo teve como objetivo geral: Analisar a produção textual trabalhada por três professores com as turmas do 3º ano dos anos iniciais do ensino fundamental, em duas escolas municipais de Carinhanha-Ba. Elegemos como objetivos específicos: identificar e analisar a concepção que os professores têm sobre o papel da produção textual no processo ensino aprendizagem, identificar a metodologia utilizada pelos professores nos anos iniciais, ao trabalhar com produção textual. Para fundamentar a análise dos dados, construímos o referencial teórico com os seguintes autores Cagliari (1999), Kramer (2010), Lajolo (2002), Ramos (1997), Koch (1999), Ferreiro (2011), Freire (1985), Piaget (2007) e Vigotsk, (2007). Optei pela pesquisa qualitativa de natureza descritiva utilizando os seguintes instrumentos de coleta de dados: entrevista semiestruturada realizada com três professores, dois diretores e duas coordenadoras pedagógicas das escolas pesquisadas, análise documental e dos textos produzidos por um grupo de alunos. Com a análise de dados, encontramos os seguintes resultados: Assim, ao abordar o processo da produção da escrita nos anos iniciais percebemos que esta a preocupação dos professores participantes deste estudo. Portanto, as formulações teóricas a este respeito ainda carecem de reflexões mais aprofundadas, sobre a concepção da produção escrita do aluno. O resultado deste estudo indica que os professores trabalham a produção textual, mas a sua maior dificuldade é analisar as produções desses alunos do ponto de vista da análise linguística.en
dc.rightsAcesso Abertoen
dc.subject.keywordEnsino fundamentalen
dc.subject.keywordProdução textualen
dc.titleProdução textual nas turmas do 3º ano do ensino fundamental de duas escolas públicas do município de Carinhanha-BAen
dc.typeTrabalho de Conclusão de Curso - Graduação - Licenciaturaen
dc.date.accessioned2013-07-03T14:13:32Z-
dc.date.available2013-07-03T14:13:32Z-
dc.date.issued2013-07-03T14:13:32Z-
dc.date.submitted2013-04-
dc.identifier.urihttp://bdm.unb.br/handle/10483/5545-
dc.language.isoPortuguêsen
Aparece na Coleção:Pedagogia



Este item está licenciado na Licença Creative Commons Creative Commons