Utilize este link para identificar ou citar este item:
https://bdm.unb.br/handle/10483/5526
Título: | O lúdico na aprendizagem da educação infantil na escola municipal Francisco Reis em Carinhanha-BA |
Autor(es): | Souza, Deisi Daiane Antônia |
Orientador(es): | Deconto, Neuza Maria |
Assunto: | Educação de crianças Atividades lúdicas Crianças - desenvolvimento |
Data de apresentação: | 2013 |
Data de publicação: | 2-Jul-2013 |
Referência: | SOUZA, Deisi Daiane Antônia. O lúdico na aprendizagem da educação infantil na escola municipal Francisco Reis em Carinhanha-BA. 2013. 52 f. Monografia (Licenciatura em Pedagogia)—Universidade de Brasília, Universidade Aberta do Brasil, Carinhanha-BA, 2013. |
Resumo: | Este trabalho de Conclusão de Curso tem como foco central a discussão em torno do tema: O lúdico na aprendizagem da Educação Infantil. O objetivo geral foi investigar o espaço que as atividades lúdicas ocupam no processo de ensino aprendizagem da Educação Infantil. O trabalho de campo é fundamentado na
abordagem metodológica da pesquisa qualitativa usando principalmente os
instrumentos de observação sistemática e as entrevistas semi estruturadas. Os
participantes da pesquisa foram três professoras do 1º Ciclo da Educação Infantil da Escola Municipal Francisco Reis. A base teórica da análise, discussão e interpretação dos dados coletados, é fundamentada em autores como Friedmann
(2003), Mochiutti (2007), Kishimoto (1997), dentre outros. Os principais resultados
obtidos nesse estudo demonstraram que o lúdico é recurso pedagógico fundamental para a construção social, pessoal e cultural da criança. Observou-se que essa idéia está presente nas concepções das professoras da instituição pesquisada. A brincadeira é inserida na rotina com o propósito de observar o desenvolvimento infantil e avaliar conhecimento adquirido. As professoras revelaram ainda, que a organização dos espaços e do tempo destinado ao lúdico é determinado pelas necessidades e anseios das crianças. |
Informações adicionais: | Monografia (graduação)—Universidade de Brasília, Universidade Aberta do Brasil, Faculdade de Educação, 2013. Curso de Licenciatura em Pedagogia a Distância. |
Aparece na Coleção: | Pedagogia
|
Este item está licenciado na Licença Creative Commons