Utilize este link para identificar ou citar este item: https://bdm.unb.br/handle/10483/5526
Arquivos neste item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
2013_DeisiDaianeAntoniadeSouza.pdf638,49 kBAdobe PDFver/abrir
Título: O lúdico na aprendizagem da educação infantil na escola municipal Francisco Reis em Carinhanha-BA
Autor(es): Souza, Deisi Daiane Antônia
Orientador(es): Deconto, Neuza Maria
Assunto: Educação de crianças
Atividades lúdicas
Crianças - desenvolvimento
Data de apresentação: 2013
Data de publicação: 2-Jul-2013
Referência: SOUZA, Deisi Daiane Antônia. O lúdico na aprendizagem da educação infantil na escola municipal Francisco Reis em Carinhanha-BA. 2013. 52 f. Monografia (Licenciatura em Pedagogia)—Universidade de Brasília, Universidade Aberta do Brasil, Carinhanha-BA, 2013.
Resumo: Este trabalho de Conclusão de Curso tem como foco central a discussão em torno do tema: O lúdico na aprendizagem da Educação Infantil. O objetivo geral foi investigar o espaço que as atividades lúdicas ocupam no processo de ensino aprendizagem da Educação Infantil. O trabalho de campo é fundamentado na abordagem metodológica da pesquisa qualitativa usando principalmente os instrumentos de observação sistemática e as entrevistas semi estruturadas. Os participantes da pesquisa foram três professoras do 1º Ciclo da Educação Infantil da Escola Municipal Francisco Reis. A base teórica da análise, discussão e interpretação dos dados coletados, é fundamentada em autores como Friedmann (2003), Mochiutti (2007), Kishimoto (1997), dentre outros. Os principais resultados obtidos nesse estudo demonstraram que o lúdico é recurso pedagógico fundamental para a construção social, pessoal e cultural da criança. Observou-se que essa idéia está presente nas concepções das professoras da instituição pesquisada. A brincadeira é inserida na rotina com o propósito de observar o desenvolvimento infantil e avaliar conhecimento adquirido. As professoras revelaram ainda, que a organização dos espaços e do tempo destinado ao lúdico é determinado pelas necessidades e anseios das crianças.
Informações adicionais: Monografia (graduação)—Universidade de Brasília, Universidade Aberta do Brasil, Faculdade de Educação, 2013. Curso de Licenciatura em Pedagogia a Distância.
Aparece na Coleção:Pedagogia



Este item está licenciado na Licença Creative Commons Creative Commons