Utilize este link para identificar ou citar este item:
https://bdm.unb.br/handle/10483/5526
Arquivos neste item:
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
2013_DeisiDaianeAntoniadeSouza.pdf | 638,49 kB | Adobe PDF | ver/abrir |
Registro completo
Campo Dublin Core | Valor | Língua |
---|---|---|
dc.contributor.advisor | Deconto, Neuza Maria | - |
dc.contributor.author | Souza, Deisi Daiane Antônia | - |
dc.identifier.citation | SOUZA, Deisi Daiane Antônia. O lúdico na aprendizagem da educação infantil na escola municipal Francisco Reis em Carinhanha-BA. 2013. 52 f. Monografia (Licenciatura em Pedagogia)—Universidade de Brasília, Universidade Aberta do Brasil, Carinhanha-BA, 2013. | en |
dc.description | Monografia (graduação)—Universidade de Brasília, Universidade Aberta do Brasil, Faculdade de Educação, 2013. Curso de Licenciatura em Pedagogia a Distância. | en |
dc.description.abstract | Este trabalho de Conclusão de Curso tem como foco central a discussão em torno do tema: O lúdico na aprendizagem da Educação Infantil. O objetivo geral foi investigar o espaço que as atividades lúdicas ocupam no processo de ensino aprendizagem da Educação Infantil. O trabalho de campo é fundamentado na abordagem metodológica da pesquisa qualitativa usando principalmente os instrumentos de observação sistemática e as entrevistas semi estruturadas. Os participantes da pesquisa foram três professoras do 1º Ciclo da Educação Infantil da Escola Municipal Francisco Reis. A base teórica da análise, discussão e interpretação dos dados coletados, é fundamentada em autores como Friedmann (2003), Mochiutti (2007), Kishimoto (1997), dentre outros. Os principais resultados obtidos nesse estudo demonstraram que o lúdico é recurso pedagógico fundamental para a construção social, pessoal e cultural da criança. Observou-se que essa idéia está presente nas concepções das professoras da instituição pesquisada. A brincadeira é inserida na rotina com o propósito de observar o desenvolvimento infantil e avaliar conhecimento adquirido. As professoras revelaram ainda, que a organização dos espaços e do tempo destinado ao lúdico é determinado pelas necessidades e anseios das crianças. | en |
dc.rights | Acesso Aberto | en |
dc.subject.keyword | Educação de crianças | en |
dc.subject.keyword | Atividades lúdicas | en |
dc.subject.keyword | Crianças - desenvolvimento | en |
dc.title | O lúdico na aprendizagem da educação infantil na escola municipal Francisco Reis em Carinhanha-BA | en |
dc.type | Trabalho de Conclusão de Curso - Graduação - Licenciatura | en |
dc.date.accessioned | 2013-07-02T16:19:54Z | - |
dc.date.available | 2013-07-02T16:19:54Z | - |
dc.date.issued | 2013-07-02T16:19:54Z | - |
dc.date.submitted | 2013 | - |
dc.identifier.uri | http://bdm.unb.br/handle/10483/5526 | - |
dc.language.iso | Português | en |
Aparece na Coleção: | Pedagogia |
Este item está licenciado na Licença Creative Commons