Utilize este link para identificar ou citar este item: https://bdm.unb.br/handle/10483/5512
Arquivos neste item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
2012_GenivalPereiradosSantos.pdf501,4 kBAdobe PDFver/abrir
Título: Perfil das aulas de educação física nos anos finais do ensino fundamental na cidade de São José da Tapera-AL
Autor(es): Santos, Genival Pereira dos
Orientador(es): Behmoiras, Daniel Cantanhede
Assunto: Educação física (Ensino fundamental)
Prática de ensino - educação física
Data de apresentação: 2012
Data de publicação: 2-Jul-2013
Referência: SANTOS, Genival Pereira dos. Perfil das aulas de educação física nos anos finais do ensino fundamental na cidade de São José da Tapera-AL. 2012. 61 f. Monografia (Licenciatura em Educação Física)—Universidade de Brasília, Universidade Aberta do Brasil, Santana do Ipanema-AL, 2012.
Resumo: O objetivo desse trabalho foi identificar o perfil das aulas de Educação Física nos anos finais do ensino fundamental, analisando as influências das concepções pedagógicas da Educação Física. A finalidade do mesmo é saber como situa a Educação Física no contexto pesquisado, identificando relações e possibilidades para um ensino-aprendizagem significativo e contextualizado. É uma pesquisa de características descritiva, que tem como metodologia o estudo de caso. A coleta de dados aconteceu mediante observação, entrevista e questionário. O público e amostra da pesquisa foram o professor de Educação Física da escola e uma turma de alunos do 8º ano. As aulas de Educação Física são organizadas em turno e contraturno escolar, com os alunos divididos por gêneros nas aulas práticas. As aulas práticas tem como conteúdo essencial o esporte, envolvendo as modalidades futsal, vôlei e handebol; sendo estas, compostas por aquecimento, treinamento esportivo, jogo propriamente dito e volta à calma. Dessa forma foi observado características das concepções tecnicistas da Educação Física, como a aptidão física. Nas aulas em sala de aula (teóricas) são contemplados os demais conteúdos da Educação Física, com foco em atividade física e promoção à saúde, pontos principais da concepção de saúde renovada.
Informações adicionais: Monografia (graduação)—Universidade de Brasília, Faculdade de Educação Física, Curso de Licenciatura em Educação Física do Programa Universidade Aberta do Brasil - Pólo Santana do Ipanema-AL, 2012.
Aparece na Coleção:Educação Física



Este item está licenciado na Licença Creative Commons Creative Commons