Utilize este link para identificar ou citar este item: https://bdm.unb.br/handle/10483/5397
Arquivos neste item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
2013_MariadoSocorroSoaresAlvesSena.pdf478,24 kBAdobe PDFver/abrir
Título: Motivações para aprender dos alunos dos anos finais do ensino fundamental em uma escola municipal de Carinhanha - Bahia
Autor(es): Sena, Maria do Socorro Soares Alves
Orientador(es): Queiroz, Norma Lucia Neris de
Assunto: Motivação na educação
Educação de crianças
Data de apresentação: Abr-2013
Data de publicação: 25-Jun-2013
Referência: SENA, Maria do Socorro Soares Alves. Motivações para aprender dos alunos dos anos finais do ensino fundamental em uma escola municipal de Carinhanha - Bahia. 2013. 45 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura em Pedagogia)—Universidade de Brasília, Universidade Aberta do Brasil, Carinhanha-BA, 2013.
Resumo: O presente trabalho tem como finalidade trazer a discussão a cerca das motivações para aprender dos alunos dos anos finais do ensino fundamental em uma Escola Municipal de Carinhanha-Ba, objetivou identificar as motivações para aprender ou não dos alunos participantes deste estudo. Como objetivos específicos: a) coletar informações sobre as principais causas da ausência de motivação dos alunos; b) analisar as estratégias pedagógicas desenvolvidas na escola para construir a aprendizagem dos alunos; c) analisar a presença da família no processo de ensino-aprendizagem dos alunos; d) identificar como a escola conduz o processo de ensino-aprendizagem dos alunos. O estudo traz, em seu referencial teórico, as concepções sobre o que é motivação para aprender?, A motivação de jovens no processo ensino/aprendizagem, A importância dos pais no processo de ensino-aprendizagem dos alunos, O incentivo do professor para a aprendizagem do aluno, a partir dos estudos de autores como:. Moraes e Valera (2007), Raasch, Wallon (2010), Guimarães e Boruchovitch (2004). Para atingir os objetivos deste estudo, optamos pela pesquisa com uma abordagem qualitativa com os instrumentos de coleta de dados, entrevista semi-estruturada realizada com duas professoras dos anos finais, a observação participante dos alunos em momentos recreativos e atividades coletivas. Além disso, entre os alunos, foram escolhidos 20 deles que aceitaram participar deste estudo e responderam a um questionário aberto. Para realizar a análise dos dados e discussão dos resultados. Os resultados encontrados foram: a) que as motivações para aprender dos alunos dependem muito da metodologia utilizada pelo professor, especialmente, que este deve realizar um trabalho dinâmico e atrativo; b) percebemos que a interação entre os alunos e seus pares é de suma importância para um ensino/aprendizagem eficaz; c) e principalmente a afetividade tanto dos pais como do professor para com os alunos.
Informações adicionais: Trabalho de Conclusão de Curso (graduação)—Universidade de Brasília, Universidade Aberta do Brasil, Faculdade de Educação, Curso de Licenciatura em Pedagogia a Distância, 2013.
Aparece na Coleção:Pedagogia



Este item está licenciado na Licença Creative Commons Creative Commons