Utilize este link para identificar ou citar este item: https://bdm.unb.br/handle/10483/5397
Arquivos neste item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
2013_MariadoSocorroSoaresAlvesSena.pdf478,24 kBAdobe PDFver/abrir
Registro completo
Campo Dublin CoreValorLíngua
dc.contributor.advisorQueiroz, Norma Lucia Neris de-
dc.contributor.authorSena, Maria do Socorro Soares Alves-
dc.identifier.citationSENA, Maria do Socorro Soares Alves. Motivações para aprender dos alunos dos anos finais do ensino fundamental em uma escola municipal de Carinhanha - Bahia. 2013. 45 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura em Pedagogia)—Universidade de Brasília, Universidade Aberta do Brasil, Carinhanha-BA, 2013.en
dc.descriptionTrabalho de Conclusão de Curso (graduação)—Universidade de Brasília, Universidade Aberta do Brasil, Faculdade de Educação, Curso de Licenciatura em Pedagogia a Distância, 2013.en
dc.description.abstractO presente trabalho tem como finalidade trazer a discussão a cerca das motivações para aprender dos alunos dos anos finais do ensino fundamental em uma Escola Municipal de Carinhanha-Ba, objetivou identificar as motivações para aprender ou não dos alunos participantes deste estudo. Como objetivos específicos: a) coletar informações sobre as principais causas da ausência de motivação dos alunos; b) analisar as estratégias pedagógicas desenvolvidas na escola para construir a aprendizagem dos alunos; c) analisar a presença da família no processo de ensino-aprendizagem dos alunos; d) identificar como a escola conduz o processo de ensino-aprendizagem dos alunos. O estudo traz, em seu referencial teórico, as concepções sobre o que é motivação para aprender?, A motivação de jovens no processo ensino/aprendizagem, A importância dos pais no processo de ensino-aprendizagem dos alunos, O incentivo do professor para a aprendizagem do aluno, a partir dos estudos de autores como:. Moraes e Valera (2007), Raasch, Wallon (2010), Guimarães e Boruchovitch (2004). Para atingir os objetivos deste estudo, optamos pela pesquisa com uma abordagem qualitativa com os instrumentos de coleta de dados, entrevista semi-estruturada realizada com duas professoras dos anos finais, a observação participante dos alunos em momentos recreativos e atividades coletivas. Além disso, entre os alunos, foram escolhidos 20 deles que aceitaram participar deste estudo e responderam a um questionário aberto. Para realizar a análise dos dados e discussão dos resultados. Os resultados encontrados foram: a) que as motivações para aprender dos alunos dependem muito da metodologia utilizada pelo professor, especialmente, que este deve realizar um trabalho dinâmico e atrativo; b) percebemos que a interação entre os alunos e seus pares é de suma importância para um ensino/aprendizagem eficaz; c) e principalmente a afetividade tanto dos pais como do professor para com os alunos.en
dc.rightsAcesso Abertoen
dc.subject.keywordMotivação na educaçãoen
dc.subject.keywordEducação de criançasen
dc.titleMotivações para aprender dos alunos dos anos finais do ensino fundamental em uma escola municipal de Carinhanha - Bahiaen
dc.typeTrabalho de Conclusão de Curso - Graduação - Licenciaturaen
dc.date.accessioned2013-06-25T13:17:59Z-
dc.date.available2013-06-25T13:17:59Z-
dc.date.issued2013-06-25T13:17:59Z-
dc.date.submitted2013-04-
dc.identifier.urihttp://bdm.unb.br/handle/10483/5397-
dc.language.isoPortuguêsen
Aparece na Coleção:Pedagogia



Este item está licenciado na Licença Creative Commons Creative Commons