Utilize este link para identificar ou citar este item:
https://bdm.unb.br/handle/10483/5372
Título: | A função social da escola na visão docente |
Autor(es): | Morais, Any Carolyne Aragão |
Orientador(es): | Carvalho, Sônia Marise Salles |
Assunto: | Desigualdade social Sociologia educacional Educação |
Data de apresentação: | 28-Set-2012 |
Data de publicação: | 24-Jun-2013 |
Referência: | MORAIS, Any Carolyne Aragão. A função social da escola na visão docente. 2012. 54 f. Monografia (Licenciatura em Pedagogia)—Universidade de Brasília, Brasília, 2012. |
Resumo: | O trabalho busca compreender a função social da escola na visão dos docentes. A escola tem se tornado mais um espaço de exclusão social, o que não deveria estar acontecendo. Torna-se necessário a investigação das funções do processo educacional no interior da sociedade, para então considerar as abordagens que dão conta da relação Educação x Sociedade. Ao longo da pesquisa foram utilizados sociólogos que abordam essa temática para melhor compreender a função da escola e da educação em sua teoria. Segundo alguns deles, a escola passa a ser vista como uma das principais instituições onde se mantém e se legitimam os privilégios sociais. Sendo assim, tornou-se importante a pesquisa para saber quão informadas estão as instituições de ensino com relação ao papel que elas possuem perante a sociedade. Como instrumentos de coletas de dados, foram utilizadas entrevistas semi-estruturadas, realizadas com os professores, bem como análise do Projeto Político Pedagógico dos colégios e observações participativas. |
Informações adicionais: | Monografia (graduação)—Universidade de Brasília, Faculdade de Educação, 2012. |
Aparece na Coleção: | Pedagogia
|
Este item está licenciado na Licença Creative Commons