Utilize este link para identificar ou citar este item: https://bdm.unb.br/handle/10483/5364
Arquivos neste item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
2013_TarcianaFlaviaPereiraBotelho.pdf399,83 kBAdobe PDFver/abrir
Título: O papel da equipe gestora no acesso e permanência das crianças com defiência na escola
Autor(es): Botelho, Tarciana Flávia Pereira
Orientador(es): Rodrigues, Fátima Lucília Vidal
Assunto: Estudantes com necessidades educativas especiais
Inclusão escolar
Escolas - organização e administração
Data de apresentação: 2013
Data de publicação: 24-Jun-2013
Referência: BOTELHO, Tarciana Flávia Pereira. O papel da equipe gestora no acesso e permanência das crianças com defiência na escola. 2013. 54 f. Monografia (Licenciatura em Pedagogia)—Universidade de Brasília, Universidade Aberta do Brasil, Alexânia-GO, 2013.
Resumo: O presente trabalho tem como objetivo contribuir para a reflexão sobre o papel da equipe de gestão escolar frente ao desafio de garantir o acesso e permanência dos estudantes com deficiência. Para tanto, parte-se de uma revisão de bibliografia que tem alertado a cerca da complexidade desta interface no contexto brasileiro apontando uma análise sobre as Leis que garantem o acesso e permanência da criança e adolescente na escola, identificando equívocos envolvendo a educação inclusiva. Segue também os objetivos que tentam responder quais são os marcos legais que subsidiam a prática de uma escola inclusiva, investigar quais os conceitos de escola inclusiva e o papel da equipe gestora na sua implantação. Conclui-se que é necessário transformar a realidade atual frente à inclusão escolar no diagnóstico dos pontos nevrálgicos propondo ações coletivas para a sua implementação assim garantindo que os alunos possam ser atendidos que atendam as necessidades dos portadores de necessidades especiais. É primordial que a discussão sobre a inclusão envolva a todos da comunidade escolar, favorecendo o processo educativo. Cabe a equipe gestora mediar um diálogo permanente, articulando saberes em suas diversidades, proporcionar vivências significativas para a formação integral do sujeito. A inclusão deve fazer parte de uma proposta não segregativa e abranger os educadores, a família e a comunidade e estar embasada numa filosofia que proporciona a todos, igualdade e reconhecimento do outro como sujeito de singularidade.
Informações adicionais: Monografia (graduação)—Universidade de Brasília, Universidade Aberta do Brasil, Faculdade de Educação, 2013. Curso de Licenciatura em Pedagogia a Distância.
Aparece na Coleção:Pedagogia



Este item está licenciado na Licença Creative Commons Creative Commons