Campo Dublin Core | Valor | Língua |
dc.contributor.advisor | Rodrigues, Fátima Lucília Vidal | - |
dc.contributor.author | Botelho, Tarciana Flávia Pereira | - |
dc.identifier.citation | BOTELHO, Tarciana Flávia Pereira. O papel da equipe gestora no acesso e permanência das crianças com defiência na escola. 2013. 54 f. Monografia (Licenciatura em Pedagogia)—Universidade de Brasília, Universidade Aberta do Brasil, Alexânia-GO, 2013. | en |
dc.description | Monografia (graduação)—Universidade de Brasília, Universidade Aberta do Brasil, Faculdade de Educação, 2013. Curso de Licenciatura em Pedagogia a Distância. | en |
dc.description.abstract | O presente trabalho tem como objetivo contribuir para a reflexão sobre o papel da
equipe de gestão escolar frente ao desafio de garantir o acesso e permanência dos
estudantes com deficiência. Para tanto, parte-se de uma revisão de bibliografia que
tem alertado a cerca da complexidade desta interface no contexto brasileiro apontando uma análise sobre as Leis que garantem o acesso e permanência da criança e adolescente na escola, identificando equívocos envolvendo a educação inclusiva. Segue também os objetivos que tentam responder quais são os marcos legais que subsidiam a prática de uma escola inclusiva, investigar quais os conceitos de escola inclusiva e o papel da equipe gestora na sua implantação. Conclui-se que é necessário transformar a realidade atual frente à inclusão escolar no diagnóstico dos pontos nevrálgicos propondo ações coletivas para a sua implementação assim garantindo que os alunos possam ser atendidos que atendam as necessidades dos portadores de necessidades especiais. É primordial que a discussão sobre a inclusão envolva a todos da comunidade escolar, favorecendo o processo educativo.
Cabe a equipe gestora mediar um diálogo permanente, articulando saberes em suas
diversidades, proporcionar vivências significativas para a formação integral do sujeito. A inclusão deve fazer parte de uma proposta não segregativa e abranger os
educadores, a família e a comunidade e estar embasada numa filosofia que
proporciona a todos, igualdade e reconhecimento do outro como sujeito de
singularidade. | en |
dc.rights | Acesso Aberto | en |
dc.subject.keyword | Estudantes com necessidades educativas especiais | en |
dc.subject.keyword | Inclusão escolar | en |
dc.subject.keyword | Escolas - organização e administração | en |
dc.title | O papel da equipe gestora no acesso e permanência das crianças com defiência na escola | en |
dc.type | Trabalho de Conclusão de Curso - Graduação - Licenciatura | en |
dc.date.accessioned | 2013-06-24T11:08:01Z | - |
dc.date.available | 2013-06-24T11:08:01Z | - |
dc.date.issued | 2013-06-24T11:08:01Z | - |
dc.date.submitted | 2013 | - |
dc.identifier.uri | http://bdm.unb.br/handle/10483/5364 | - |
dc.language.iso | Português | en |
Aparece na Coleção: | Pedagogia
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