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dc.contributor.advisorRodrigues, Fátima Lucília Vidal-
dc.contributor.authorBotelho, Tarciana Flávia Pereira-
dc.identifier.citationBOTELHO, Tarciana Flávia Pereira. O papel da equipe gestora no acesso e permanência das crianças com defiência na escola. 2013. 54 f. Monografia (Licenciatura em Pedagogia)—Universidade de Brasília, Universidade Aberta do Brasil, Alexânia-GO, 2013.en
dc.descriptionMonografia (graduação)—Universidade de Brasília, Universidade Aberta do Brasil, Faculdade de Educação, 2013. Curso de Licenciatura em Pedagogia a Distância.en
dc.description.abstractO presente trabalho tem como objetivo contribuir para a reflexão sobre o papel da equipe de gestão escolar frente ao desafio de garantir o acesso e permanência dos estudantes com deficiência. Para tanto, parte-se de uma revisão de bibliografia que tem alertado a cerca da complexidade desta interface no contexto brasileiro apontando uma análise sobre as Leis que garantem o acesso e permanência da criança e adolescente na escola, identificando equívocos envolvendo a educação inclusiva. Segue também os objetivos que tentam responder quais são os marcos legais que subsidiam a prática de uma escola inclusiva, investigar quais os conceitos de escola inclusiva e o papel da equipe gestora na sua implantação. Conclui-se que é necessário transformar a realidade atual frente à inclusão escolar no diagnóstico dos pontos nevrálgicos propondo ações coletivas para a sua implementação assim garantindo que os alunos possam ser atendidos que atendam as necessidades dos portadores de necessidades especiais. É primordial que a discussão sobre a inclusão envolva a todos da comunidade escolar, favorecendo o processo educativo. Cabe a equipe gestora mediar um diálogo permanente, articulando saberes em suas diversidades, proporcionar vivências significativas para a formação integral do sujeito. A inclusão deve fazer parte de uma proposta não segregativa e abranger os educadores, a família e a comunidade e estar embasada numa filosofia que proporciona a todos, igualdade e reconhecimento do outro como sujeito de singularidade.en
dc.rightsAcesso Abertoen
dc.subject.keywordEstudantes com necessidades educativas especiaisen
dc.subject.keywordInclusão escolaren
dc.subject.keywordEscolas - organização e administraçãoen
dc.titleO papel da equipe gestora no acesso e permanência das crianças com defiência na escolaen
dc.typeTrabalho de Conclusão de Curso - Graduação - Licenciaturaen
dc.date.accessioned2013-06-24T11:08:01Z-
dc.date.available2013-06-24T11:08:01Z-
dc.date.issued2013-06-24T11:08:01Z-
dc.date.submitted2013-
dc.identifier.urihttp://bdm.unb.br/handle/10483/5364-
dc.language.isoPortuguêsen
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