Utilize este link para identificar ou citar este item:
https://bdm.unb.br/handle/10483/5356
Título: | O uso do lúdico na aprendizagem com alunos da educação infantil |
Autor(es): | Bonfim, Joseneide da Silva |
Orientador(es): | Deconto, Neuza Maria |
Assunto: | Educação de crianças Atividades lúdicas |
Data de apresentação: | 2013 |
Data de publicação: | 21-Jun-2013 |
Referência: | BONFIM, Joseneide da Silva. O uso do lúdico na aprendizagem com alunos da educação infantil. 2013. 61 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura em Pedagogia)—Universidade de Brasília, Universidade Aberta do Brasil, Carinhanha-BA, 2013. |
Resumo: | Este trabalho de pesquisa tem como foco central a ludicidade na aprendizagem
dos alunos da educação infantil. O objetivo geral foi analisar o uso das
atividades lúdicas, tais como: jogos, brincadeiras e cantigas de roda no
contexto escolar, e suas contribuições para o desenvolvimento integral de
crianças com 05 anos de idade, de uma turma da Escola Otávio Samuel dos
Santos do Município de Carinhanha - BA. A abordagem metodológica foi de
cunho qualitativo usando principalmente os instrumentos de observação
sistemática e entrevistas semiestruturadas com o objetivo de colher dados
junto a uma professora regente e a coordenadora pedagógica da escola. A
análise dos dados utilizou como base teórica autores como Kishimoto (1994),
Craidy e Kaercher (2001), Mochiutti (2007), dentre outros. Os principais
resultados apontam que os professores reconhecem a importância do lúdico
para a aprendizagem das crianças, contudo a organização do espaço escolar
ainda é voltada para as atividades de leitura e escrita. As atividades lúdicas
ocorrem sem objetivos claros. Tal fato demonstra a necessidade de repensar o
brincar nos projetos educativos da escola. |
Informações adicionais: | Trabalho de Conclusão de Curso (graduação)—Universidade de Brasília, Universidade Aberta do Brasil, Faculdade de Educação, 2013. Curso de Licenciatura em Pedagogia a Distância. |
Aparece na Coleção: | Pedagogia
|
Este item está licenciado na Licença Creative Commons