Utilize este link para identificar ou citar este item: https://bdm.unb.br/handle/10483/5356
Arquivos neste item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
2013_JoseneidedaSilvaBonfim.pdf868,79 kBAdobe PDFver/abrir
Título: O uso do lúdico na aprendizagem com alunos da educação infantil
Autor(es): Bonfim, Joseneide da Silva
Orientador(es): Deconto, Neuza Maria
Assunto: Educação de crianças
Atividades lúdicas
Data de apresentação: 2013
Data de publicação: 21-Jun-2013
Referência: BONFIM, Joseneide da Silva. O uso do lúdico na aprendizagem com alunos da educação infantil. 2013. 61 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura em Pedagogia)—Universidade de Brasília, Universidade Aberta do Brasil, Carinhanha-BA, 2013.
Resumo: Este trabalho de pesquisa tem como foco central a ludicidade na aprendizagem dos alunos da educação infantil. O objetivo geral foi analisar o uso das atividades lúdicas, tais como: jogos, brincadeiras e cantigas de roda no contexto escolar, e suas contribuições para o desenvolvimento integral de crianças com 05 anos de idade, de uma turma da Escola Otávio Samuel dos Santos do Município de Carinhanha - BA. A abordagem metodológica foi de cunho qualitativo usando principalmente os instrumentos de observação sistemática e entrevistas semiestruturadas com o objetivo de colher dados junto a uma professora regente e a coordenadora pedagógica da escola. A análise dos dados utilizou como base teórica autores como Kishimoto (1994), Craidy e Kaercher (2001), Mochiutti (2007), dentre outros. Os principais resultados apontam que os professores reconhecem a importância do lúdico para a aprendizagem das crianças, contudo a organização do espaço escolar ainda é voltada para as atividades de leitura e escrita. As atividades lúdicas ocorrem sem objetivos claros. Tal fato demonstra a necessidade de repensar o brincar nos projetos educativos da escola.
Informações adicionais: Trabalho de Conclusão de Curso (graduação)—Universidade de Brasília, Universidade Aberta do Brasil, Faculdade de Educação, 2013. Curso de Licenciatura em Pedagogia a Distância.
Aparece na Coleção:Pedagogia



Este item está licenciado na Licença Creative Commons Creative Commons