Utilize este link para identificar ou citar este item: https://bdm.unb.br/handle/10483/5343
Arquivos neste item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
2013_JoanaRodriguesGoncalvesMagalhaes.pdf463,48 kBAdobe PDFver/abrir
Título: Cultura popular brasileira : folclore no ensino fundamental
Autor(es): Magalhães, Joana Rodrigues Gonçalves
Orientador(es): Deconto, Neuza Maria
Assunto: Cultura popular
Folclore e educação
Data de apresentação: 2013
Data de publicação: 20-Jun-2013
Referência: MAGALHÃES, Joana Rodrigues Gonçalves. Cultura popular brasileira: folclore no ensino fundamental. 2013. 66 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura em Pedagogia)—Universidade de Brasília, Universidade Aberta do Brasil, Carinhanha-BA, 2013.
Resumo: Análise, reflexão e discussão sobre as práticas pedagógicas de professores do Ensino Fundamental – 9º ano - de uma Escola Pública do Município de Carinhanha–BA, relacionada às manifestações da Cultura Popular Brasileira - folguedos, danças, brincadeiras de roda, contos, lendas e mitos populares do Município de Carinhanha. Possibilidades didático-pedagógicas das manifestações artístico-culturais populares, na perspectiva de ampliar o repertório cultural e alargar a visão de mundo de crianças e adolescentes do Ensino Fundamental. A sustentação teórica relacionada à temática do presente estudo fundamentou-se nos seguintes autores: Carlos Rodrigues Brandão (2008), Tião Rocha (2006), Maria Laura Viveiros de Castro (2001), Antônio Arantes (1981), entre outros. O percurso metodológico para a análise, discussão e interpretação dos dados recolhidos em campo seguiu as trilhas da abordagem metodológica da pesquisa qualitativa de natureza descritiva. Os resultados desse trabalho mostram que que nossos professores e a escola de um modo geral, desconhecem ou não reconhecem a temática da cultura popular/folclore enquanto campo de conhecimento e possibilidades pedagógicas no contexto escolar. Acrescido a esses fatores há também um quase total desconhecimento de documentos oficiais como os Parâmetros Curriculares Nacionais, do Ministério da Educação, (1996) que norteiam e indicam princípios e metodologias para trabalho pedagógico referente à Cultura Popular Brasileira e o Folclore, por meio dos chamados Temas Transversais. Faz-se necessário reorientar o olhar de professores do Ensino Fundamental para pensar o processo cultural como um todo a educação e a escola. Ensinar e aprender outros saberes e fazeres advindos dos mestres, brincantes portadores de repertórios próprios das manifestações culturais populares de nosso Município, nossa região e do Brasil, poderá contribuir para redimensionar os processos de ensino e aprendizagem, tornando-o menos excludente, acolhendo a pluralidade e a diversidade cultural de nossa sociedade.
Informações adicionais: Trabalho de Conclusão de Curso (graduação)—Universidade de Brasília, Universidade Aberta do Brasil, Faculdade de Educação, 2013. Curso de Licenciatura em Pedagogia a Distância.
Aparece na Coleção:Pedagogia



Este item está licenciado na Licença Creative Commons Creative Commons