Campo Dublin Core | Valor | Língua |
dc.contributor.advisor | Deconto, Neuza Maria | - |
dc.contributor.author | Magalhães, Joana Rodrigues Gonçalves | - |
dc.identifier.citation | MAGALHÃES, Joana Rodrigues Gonçalves. Cultura popular brasileira: folclore no ensino fundamental. 2013. 66 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura em Pedagogia)—Universidade de Brasília, Universidade Aberta do Brasil, Carinhanha-BA, 2013. | en |
dc.description | Trabalho de Conclusão de Curso (graduação)—Universidade de Brasília, Universidade Aberta do Brasil, Faculdade de Educação, 2013. Curso de Licenciatura em Pedagogia a Distância. | en |
dc.description.abstract | Análise, reflexão e discussão sobre as práticas pedagógicas de professores do Ensino Fundamental – 9º ano - de uma Escola Pública do Município de Carinhanha–BA,
relacionada às manifestações da Cultura Popular Brasileira - folguedos, danças, brincadeiras de roda, contos, lendas e mitos populares do Município de Carinhanha. Possibilidades didático-pedagógicas das manifestações artístico-culturais populares, na perspectiva de ampliar o repertório cultural e alargar a visão de mundo de crianças e adolescentes do Ensino Fundamental. A sustentação teórica relacionada à temática do presente estudo fundamentou-se nos seguintes autores: Carlos Rodrigues Brandão (2008), Tião Rocha (2006), Maria Laura Viveiros de Castro (2001), Antônio Arantes (1981), entre outros. O percurso metodológico para a análise, discussão e interpretação dos dados recolhidos em campo seguiu as trilhas da
abordagem metodológica da pesquisa qualitativa de natureza descritiva. Os resultados desse trabalho mostram que que nossos professores e a escola de um modo geral, desconhecem ou não reconhecem a temática da cultura popular/folclore enquanto campo de conhecimento e
possibilidades pedagógicas no contexto escolar. Acrescido a esses fatores há também um quase total desconhecimento de documentos oficiais como os Parâmetros Curriculares
Nacionais, do Ministério da Educação, (1996) que norteiam e indicam princípios e
metodologias para trabalho pedagógico referente à Cultura Popular Brasileira e o Folclore,
por meio dos chamados Temas Transversais. Faz-se necessário reorientar o olhar de
professores do Ensino Fundamental para pensar o processo cultural como um todo a educação
e a escola. Ensinar e aprender outros saberes e fazeres advindos dos mestres, brincantes portadores de repertórios próprios das manifestações culturais populares de nosso Município, nossa região e do Brasil, poderá contribuir para redimensionar os processos de ensino e aprendizagem, tornando-o menos excludente, acolhendo a pluralidade e a diversidade cultural de nossa sociedade. | en |
dc.rights | Acesso Aberto | en |
dc.subject.keyword | Cultura popular | en |
dc.subject.keyword | Folclore e educação | en |
dc.title | Cultura popular brasileira : folclore no ensino fundamental | en |
dc.type | Trabalho de Conclusão de Curso - Graduação - Licenciatura | en |
dc.date.accessioned | 2013-06-20T12:37:40Z | - |
dc.date.available | 2013-06-20T12:37:40Z | - |
dc.date.issued | 2013-06-20T12:37:40Z | - |
dc.date.submitted | 2013 | - |
dc.identifier.uri | http://bdm.unb.br/handle/10483/5343 | - |
dc.language.iso | Português | en |
Aparece na Coleção: | Pedagogia
|