Utilize este link para identificar ou citar este item: https://bdm.unb.br/handle/10483/5332
Arquivos neste item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
2013_MariadoSocorroSenadeCarvalho.pdf399,05 kBAdobe PDFver/abrir
Título: Ensino fundamental : alfabetização/letramento em uma escola municipal em Carinhanha - BA
Autor(es): Carvalho, Maria do Socorro Sena de
Orientador(es): Sousa, Luzia Costa de
Assunto: Educação de crianças
Letramento
Alfabetização
Data de apresentação: Abr-2013
Data de publicação: 19-Jun-2013
Referência: CARVALHO, Maria do Socorro Sena de. Ensino fundamental: alfabetização/letramento em uma escola municipal em Carinhanha - BA. 2013. 55 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura em Pedagogia)—Universidade de Brasília, Universidade Aberta do Brasil, Carinhanha-BA, 2013.
Resumo: Este estudo tem como objetivo discutir a alfabetização/ letramento em uma turma de 2º ano de uma escola pública do município de Carinhanha – BA. Para o objetivo geral desse estudo elegemos analisar como é desenvolvido o processo de alfabetização/letramento dos alunos do 2º ano do ensino fundamental. Como objetivos específicos: analisar o material didático utilizado para o acompanhamento e avaliação do processo de alfabetização/letramento dos alunos do 2º ano; investigar as práticas de leituras que fazem parte do cotidiano dos alunos, e por fim, verificar as estratégias pedagógicas trabalhadas pelo professor para o desenvolvimento das atividades de alfabetização/letramento dos alunos do 2º ano. Para fundamentar a análise de dados utilizamos os referencias teóricos dos autores: Carvalho (2010-2011), Soares (2000-2008), Freire (1995- 1996), Monteiro (2012), Soares, Aroeira, Porto (2010), Pró-Letramento (BRASIL, 2008), Libâneo (1994), além dos documentos do MEC Ensino Fundamental de Nove Anos orientações para a inclusão da criança de seis anos na escola (BRASIL, 2007) e os Parâmetros Curriculares Nacionais PCN (1997). Na coleta de dados, foram utilizadas a observação participante na sala de aula de uma das professoras que girou em torno de um roteiro anexo contendo nove pontos que ajudaram nesse processo, quanto ao plano de ensino e aspectos gerais da escola, além de onze tópicos que ajudaram a observação quanto ao desempenho docente e a entrevista com as duas professoras do 2º ano e a coordenadora pedagógica da escola, que possibilitou a compreensão da importância que a alfabetização/letramento tem na vida de uma criança, não importa se esta ainda não possui vivências de leituras para serem compartilhadas ou incentivadas desde cedo, o importante é que o professor possa ser o mediador nesse processo de construção de conhecimento.
Informações adicionais: Trabalho de Conclusão de Curso (graduação)—Universidade de Brasília, Universidade Aberta do Brasil, Faculdade de Educação, 2013. Curso de Licenciatura em Pedagogia a Distância.
Aparece na Coleção:Pedagogia



Este item está licenciado na Licença Creative Commons Creative Commons