Campo Dublin Core | Valor | Língua |
dc.contributor.advisor | Sousa, Luzia Costa de | - |
dc.contributor.author | Carvalho, Maria do Socorro Sena de | - |
dc.identifier.citation | CARVALHO, Maria do Socorro Sena de. Ensino fundamental: alfabetização/letramento em uma escola municipal em Carinhanha - BA. 2013. 55 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura em Pedagogia)—Universidade de Brasília, Universidade Aberta do Brasil, Carinhanha-BA, 2013. | en |
dc.description | Trabalho de Conclusão de Curso (graduação)—Universidade de Brasília, Universidade Aberta do Brasil, Faculdade de Educação, 2013. Curso de Licenciatura em Pedagogia a Distância. | en |
dc.description.abstract | Este estudo tem como objetivo discutir a alfabetização/ letramento em uma turma de
2º ano de uma escola pública do município de Carinhanha – BA. Para o objetivo geral desse estudo elegemos analisar como é desenvolvido o processo de
alfabetização/letramento dos alunos do 2º ano do ensino fundamental. Como objetivos específicos: analisar o material didático utilizado para o acompanhamento
e avaliação do processo de alfabetização/letramento dos alunos do 2º ano; investigar as práticas de leituras que fazem parte do cotidiano dos alunos, e por fim, verificar as estratégias pedagógicas trabalhadas pelo professor para o desenvolvimento das atividades de alfabetização/letramento dos alunos do 2º ano. Para fundamentar a análise de dados utilizamos os referencias teóricos dos autores: Carvalho (2010-2011), Soares (2000-2008), Freire (1995- 1996), Monteiro (2012), Soares, Aroeira, Porto (2010), Pró-Letramento (BRASIL, 2008), Libâneo (1994), além dos documentos do MEC Ensino Fundamental de Nove Anos orientações para
a inclusão da criança de seis anos na escola (BRASIL, 2007) e os Parâmetros Curriculares Nacionais PCN (1997). Na coleta de dados, foram utilizadas a observação participante na sala de aula de uma das professoras que girou em torno de um roteiro anexo contendo nove pontos que ajudaram nesse processo, quanto ao plano de ensino e aspectos gerais da escola, além de onze tópicos que ajudaram a observação quanto ao desempenho docente e a entrevista com as duas professoras do 2º ano e a coordenadora pedagógica da escola, que possibilitou a compreensão da importância que a alfabetização/letramento tem na vida de uma criança, não importa se esta ainda não possui vivências de leituras para serem compartilhadas ou incentivadas desde cedo, o importante é que o professor possa ser o mediador nesse processo de construção de conhecimento. | en |
dc.rights | Acesso Aberto | en |
dc.subject.keyword | Educação de crianças | en |
dc.subject.keyword | Letramento | en |
dc.subject.keyword | Alfabetização | en |
dc.title | Ensino fundamental : alfabetização/letramento em uma escola municipal em Carinhanha - BA | en |
dc.type | Trabalho de Conclusão de Curso - Graduação - Licenciatura | en |
dc.date.accessioned | 2013-06-19T14:57:17Z | - |
dc.date.available | 2013-06-19T14:57:17Z | - |
dc.date.issued | 2013-06-19T14:57:17Z | - |
dc.date.submitted | 2013-04 | - |
dc.identifier.uri | http://bdm.unb.br/handle/10483/5332 | - |
dc.language.iso | Português | en |
Aparece na Coleção: | Pedagogia
|