Utilize este link para identificar ou citar este item: https://bdm.unb.br/handle/10483/5243
Arquivos neste item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
2012_MarciaAdrianaCouto.pdf940,93 kBAdobe PDFver/abrir
Título: Relatos de vivências pedagógicas
Autor(es): Couto, Marcia Adriana
Orientador(es): Carvalho, Sônia Marise Salles
Assunto: Pedagogia
Educação de crianças
Data de apresentação: 28-Nov-2011
Data de publicação: 3-Jun-2013
Referência: COUTO, Marcia Adriana. Relatos de vivências pedagógicas. 2011. 85 f., il. Monografia (Licenciatura em Pedagogia)—Universidade de Brasília, Brasília, 2011.
Resumo: O presente trabalho reúne uma reflexão de vivências pedagógicas, em situações diferentes dentre os quais difunde o trabalho com crianças de Educação Infantil, Ensino Fundamental e experiência com a revitalização de uma Brinquedoteca, num espaço não escolar. A escolha do tema foi para mostrar o vasto campo das possibilidades que o graduado em Pedagogia pode atuar. O relato de vivências apresenta o curso de pedagogia em duas faculdades distintas, ambas comparadas com as Diretrizes Curriculares Nacionais do curso. Sendo que uma faculdade fica no sul do país e outra no centro-oeste. Através destes estudos podemos ver a evidência que cada instituição de ensino faz a respeito do campo de atuação do Pedagogo. No entanto a grande questão a ser levantada é o aprendizado que fica com as vivências pedagógicas durante o curso sendo ele no sul do país ou na capital, o enriquecimento de nossas atitudes pedagógicas com as práticas. A Educação Infantil, como primeira etapa da educação básica, merece um olhar mais minucioso do educador, pois permite a ele passar ensinamentos que serão cruciais na vida daquele indivíduo. Enquanto no ensino fundamental, não deve ser o fim do aprendizado através do lúdico e sim aproveitá-lo como instrumento de apoio para práticas docentes. Numa perspectiva de Economia Solidaria, a brinquedoteca surge como instrumento de apoio ao educador, e de grande relevância, desde que aplicado de forma correta, pode ser além de um momento de descontração um momento de socialização, trabalhar os limites, fazer amigos e respeitar os outros, atitudes difíceis de ensinar as crianças no mundo capitalista que vivemos.
Informações adicionais: Monografia (graduação)—Universidade de Brasília, Faculdade de Educação, 2011.
Aparece na Coleção:Pedagogia



Este item está licenciado na Licença Creative Commons Creative Commons