Utilize este link para identificar ou citar este item: https://bdm.unb.br/handle/10483/5243
Arquivos neste item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
2012_MarciaAdrianaCouto.pdf940,93 kBAdobe PDFver/abrir
Registro completo
Campo Dublin CoreValorLíngua
dc.contributor.advisorCarvalho, Sônia Marise Salles-
dc.contributor.authorCouto, Marcia Adriana-
dc.identifier.citationCOUTO, Marcia Adriana. Relatos de vivências pedagógicas. 2011. 85 f., il. Monografia (Licenciatura em Pedagogia)—Universidade de Brasília, Brasília, 2011.en
dc.descriptionMonografia (graduação)—Universidade de Brasília, Faculdade de Educação, 2011.en
dc.description.abstractO presente trabalho reúne uma reflexão de vivências pedagógicas, em situações diferentes dentre os quais difunde o trabalho com crianças de Educação Infantil, Ensino Fundamental e experiência com a revitalização de uma Brinquedoteca, num espaço não escolar. A escolha do tema foi para mostrar o vasto campo das possibilidades que o graduado em Pedagogia pode atuar. O relato de vivências apresenta o curso de pedagogia em duas faculdades distintas, ambas comparadas com as Diretrizes Curriculares Nacionais do curso. Sendo que uma faculdade fica no sul do país e outra no centro-oeste. Através destes estudos podemos ver a evidência que cada instituição de ensino faz a respeito do campo de atuação do Pedagogo. No entanto a grande questão a ser levantada é o aprendizado que fica com as vivências pedagógicas durante o curso sendo ele no sul do país ou na capital, o enriquecimento de nossas atitudes pedagógicas com as práticas. A Educação Infantil, como primeira etapa da educação básica, merece um olhar mais minucioso do educador, pois permite a ele passar ensinamentos que serão cruciais na vida daquele indivíduo. Enquanto no ensino fundamental, não deve ser o fim do aprendizado através do lúdico e sim aproveitá-lo como instrumento de apoio para práticas docentes. Numa perspectiva de Economia Solidaria, a brinquedoteca surge como instrumento de apoio ao educador, e de grande relevância, desde que aplicado de forma correta, pode ser além de um momento de descontração um momento de socialização, trabalhar os limites, fazer amigos e respeitar os outros, atitudes difíceis de ensinar as crianças no mundo capitalista que vivemos.en
dc.rightsAcesso Abertoen
dc.subject.keywordPedagogiaen
dc.subject.keywordEducação de criançasen
dc.titleRelatos de vivências pedagógicasen
dc.typeTrabalho de Conclusão de Curso - Graduação - Licenciaturaen
dc.date.accessioned2013-06-03T15:01:24Z-
dc.date.available2013-06-03T15:01:24Z-
dc.date.issued2013-06-03T15:01:24Z-
dc.date.submitted2011-11-28-
dc.identifier.urihttp://bdm.unb.br/handle/10483/5243-
dc.language.isoPortuguêsen
Aparece na Coleção:Pedagogia



Este item está licenciado na Licença Creative Commons Creative Commons