Campo Dublin Core | Valor | Língua |
dc.contributor.advisor | Cerqueira, Teresa Cristina Siqueira | - |
dc.contributor.author | Ponte, Luana Lustoza de Brito | - |
dc.identifier.citation | PONTE, Luana Lustoza de Brito. Representações sociais da escola na perspectiva de alunos da Educação de Jovens e Adultos - EJA. 2012. 97 f., il. Monografia (Licenciatura em Pedagogia)—Universidade de Brasília, Brasília, 2012. | en |
dc.description | Monografia (graduação)—Universidade de Brasília, Faculdade de Educação, 2012. | en |
dc.description.abstract | As representações sociais são fenômenos que estão ligados com o modo particular de compreender a realidade e de se comunicar criando dessa forma mecanismos que possam gerar conhecimentos reifícados e consensuais sobre a realidade. Gilly (2001) um dos teóricos das representações sociais voltados à educação afirma que as representações sociais ofertam uma nova maneira para a explicação de mecanismos pelos quais fatores sociais atuam sobre o processo educativo. As representações que os alunos possuem no seu ambiente de estudo, no caso a escola, podem interferir nas suas atitudes perante o seu próprio processo de aprendizagem. Desta forma, a teoria das Representações Sociais é útil para investigar e entender as várias representações de um grupo específico, os alunos, e com isso buscar uma compreensão de tais representações. Para tal finalidade, esta investigação se baseia na Teoria das Representações Sociais, para analisar e refletir sobre a escola. Participaram da pesquisa, três escolas públicas situadas em Planaltina (DF), contando com a colaboração de 100 estudantes da Educação de Jovens e Adultos, sendo que 10% destes estudantes participaram da entrevista. Para coletar os dados foram aplicados dois questionários, um de evocação livre, aos 100 estudantes e uma entrevista semi-estruturada para 10 estudantes. Os resultados desta pesquisa mostraram que os alunos da EJA, entendem que a escola é um lugar que propicia a interação social bem como a aprendizagem, gerando novas oportunidades de conhecimento. E o fator que mais os preocupam em relação à escola é a falta de professor e o ensino desmotivador. Ainda para os alunos a escola de qualidade é aquela quem tem bons professores, e alunos interessados. Assim, se conclui que a escola é convalidada nas respostas dos atores investigados, como sendo um lugar importante e com aspectos positivos. Enfim, as representações da escola retratam as práticas, os discursos, e a forma que ela é avaliada e reforçada pelo sistema escolar e consequentemente pela comunidade.
_____________________________________________________________________________ ABSTRACT | en |
dc.description.abstract | Social representations are phenomena which are connected with the particular way of understanding reality and to communicate thus creating mechanisms that can generate knowledge about the reified and consensual reality. Gilly (2001) a theory of social representations focused on education states that the social representations offers up a new way to explaining the mechanisms by which social factors acting on the educational process. The representations that students have in their learning environment, where the school can interfere in their attitudes towards their own learning process. Thus, the theory of SR is useful to investigate and understand the various representations of a specific social category, the student, and thus seek an understanding of such depictions. For this purpose, this research is based on the Theory of Representations, to analyze and reflect on the school. The research involved three public schools located in Planaltina (DF), with the collaboration of 100 students from the Youth and Adult Education, where 10% of these students participated in the interview. To collect the data were applied two questionnaires, a free recall, the 100 students and a semi-structured interview to 10 students. Our results showed that students in adult education, understand that the school is a place that promotes social interaction and learning, creating new opportunities for knowledge. And the factor that most concern them in relation to school is the lack of teacher education and demotivating. Even for the students quality school is the one who has good teachers, and interested students. Thus, we conclude that the school is validated in the responses of the actors investigated as an important and positive aspects. Finally, the representations of the school portray the practices, discourses, and how it is evaluated and reinforced by the school system and therefore the community. | en |
dc.rights | Acesso Aberto | en |
dc.subject.keyword | Representações sociais | en |
dc.subject.keyword | Educação de Jovens e Adultos (EJA) | en |
dc.subject.keyword | Estudantes | en |
dc.title | Representações sociais da escola na perspectiva de alunos da Educação de Jovens e Adultos - EJA | en |
dc.title.alternative | Social representations from the perspective of students School of Education, Youth and Adults - EJA | en |
dc.type | Trabalho de Conclusão de Curso - Graduação - Licenciatura | en |
dc.date.accessioned | 2013-05-15T22:11:19Z | - |
dc.date.available | 2013-05-15T22:11:19Z | - |
dc.date.issued | 2013-05-15T22:11:19Z | - |
dc.date.submitted | 2012-06-06 | - |
dc.identifier.uri | http://bdm.unb.br/handle/10483/5095 | - |
dc.language.iso | Português | en |
Aparece na Coleção: | Pedagogia
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