Utilize este link para identificar ou citar este item: https://bdm.unb.br/handle/10483/5068
Arquivos neste item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
2012_GabrielaMoreiradeAssis.pdf607,73 kBAdobe PDFver/abrir
Título: O papel do educador no processo de desenvolvimento cognitivo dos alfabetizandos
Autor(es): Assis, Gabriela Moreira de
Orientador(es): Bortoni-Ricardo, Stella Maris
Assunto: Cognição nas crianças
Crianças - desenvolvimento
Desenvolvimento cognitivo
Letramento
Alfabetização
Data de apresentação: 2-Out-2012
Data de publicação: 14-Mai-2013
Referência: ASSIS, Gabriela Moreira de. O papel do educador no processo de desenvolvimento cognitivo dos alfabetizandos. 2012. 74 f., il. Monografia (Licenciatura em Pedagogia)—Universidade de Brasília, Brasília, 2012.
Resumo: A alfabetização é o momento crucial da vida escolar de qualquer pessoa, que parte da decodificação de letras e sons, alcançando a compreensão. A presente pesquisa tem como principal objetivo observar as estratégias utilizadas pelo professor para auxiliar o desenvolvimento cognitivo do alfabetizando. Este estudo pretende também identificar as metodologias usadas pelo educador durante a alfabetização e analisar como tem sido o trabalho realizado em sala para o desenvolvimento da consciência fonológica do alfabetizando. A fim de analisar essas estratégias, uma turma de alfabetização foi acompanhada durante 4 meses no ano de 2012, e alguns episódios em sala de aula, pertinentes ao tema aqui discutido, ilustrarão este trabalho.
Informações adicionais: Monografia (graduação)—Universidade de Brasília, Faculdade de Educação, 2012.
Aparece na Coleção:Pedagogia



Este item está licenciado na Licença Creative Commons Creative Commons