Utilize este link para identificar ou citar este item:
https://bdm.unb.br/handle/10483/5068
Título: | O papel do educador no processo de desenvolvimento cognitivo dos alfabetizandos |
Autor(es): | Assis, Gabriela Moreira de |
Orientador(es): | Bortoni-Ricardo, Stella Maris |
Assunto: | Cognição nas crianças Crianças - desenvolvimento Desenvolvimento cognitivo Letramento Alfabetização |
Data de apresentação: | 2-Out-2012 |
Data de publicação: | 14-Mai-2013 |
Referência: | ASSIS, Gabriela Moreira de. O papel do educador no processo de desenvolvimento cognitivo dos alfabetizandos. 2012. 74 f., il. Monografia (Licenciatura em Pedagogia)—Universidade de Brasília, Brasília, 2012. |
Resumo: | A alfabetização é o momento crucial da vida escolar de qualquer pessoa, que parte da decodificação de letras e sons, alcançando a compreensão. A presente pesquisa tem como principal objetivo observar as estratégias utilizadas pelo professor para auxiliar o desenvolvimento cognitivo do alfabetizando. Este estudo pretende também identificar as metodologias usadas pelo educador durante a alfabetização e analisar como tem sido o trabalho realizado em sala para o desenvolvimento da consciência fonológica do alfabetizando. A fim de analisar essas estratégias, uma turma de alfabetização foi acompanhada durante 4 meses no ano de 2012, e alguns episódios em sala de aula, pertinentes ao tema aqui discutido, ilustrarão este trabalho. |
Informações adicionais: | Monografia (graduação)—Universidade de Brasília, Faculdade de Educação, 2012. |
Aparece na Coleção: | Pedagogia
|
Este item está licenciado na Licença Creative Commons