Campo Dublin Core | Valor | Língua |
dc.contributor.advisor | Bortoni-Ricardo, Stella Maris | - |
dc.contributor.author | Assis, Gabriela Moreira de | - |
dc.identifier.citation | ASSIS, Gabriela Moreira de. O papel do educador no processo de desenvolvimento cognitivo dos alfabetizandos. 2012. 74 f., il. Monografia (Licenciatura em Pedagogia)—Universidade de Brasília, Brasília, 2012. | en |
dc.description | Monografia (graduação)—Universidade de Brasília, Faculdade de Educação, 2012. | en |
dc.description.abstract | A alfabetização é o momento crucial da vida escolar de qualquer pessoa, que parte da decodificação de letras e sons, alcançando a compreensão. A presente pesquisa tem como principal objetivo observar as estratégias utilizadas pelo professor para auxiliar o desenvolvimento cognitivo do alfabetizando. Este estudo pretende também identificar as metodologias usadas pelo educador durante a alfabetização e analisar como tem sido o trabalho realizado em sala para o desenvolvimento da consciência fonológica do alfabetizando. A fim de analisar essas estratégias, uma turma de alfabetização foi acompanhada durante 4 meses no ano de 2012, e alguns episódios em sala de aula, pertinentes ao tema aqui discutido, ilustrarão este trabalho. | en |
dc.rights | Acesso Aberto | en |
dc.subject.keyword | Cognição nas crianças | en |
dc.subject.keyword | Crianças - desenvolvimento | en |
dc.subject.keyword | Desenvolvimento cognitivo | en |
dc.subject.keyword | Letramento | en |
dc.subject.keyword | Alfabetização | en |
dc.title | O papel do educador no processo de desenvolvimento cognitivo dos alfabetizandos | en |
dc.type | Trabalho de Conclusão de Curso - Graduação - Licenciatura | en |
dc.date.accessioned | 2013-05-14T22:52:01Z | - |
dc.date.available | 2013-05-14T22:52:01Z | - |
dc.date.issued | 2013-05-14T22:52:01Z | - |
dc.date.submitted | 2012-10-02 | - |
dc.identifier.uri | http://bdm.unb.br/handle/10483/5068 | - |
dc.language.iso | Português | en |
Aparece na Coleção: | Pedagogia
|