Utilize este link para identificar ou citar este item: https://bdm.unb.br/handle/10483/5068
Arquivos neste item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
2012_GabrielaMoreiradeAssis.pdf607,73 kBAdobe PDFver/abrir
Registro completo
Campo Dublin CoreValorLíngua
dc.contributor.advisorBortoni-Ricardo, Stella Maris-
dc.contributor.authorAssis, Gabriela Moreira de-
dc.identifier.citationASSIS, Gabriela Moreira de. O papel do educador no processo de desenvolvimento cognitivo dos alfabetizandos. 2012. 74 f., il. Monografia (Licenciatura em Pedagogia)—Universidade de Brasília, Brasília, 2012.en
dc.descriptionMonografia (graduação)—Universidade de Brasília, Faculdade de Educação, 2012.en
dc.description.abstractA alfabetização é o momento crucial da vida escolar de qualquer pessoa, que parte da decodificação de letras e sons, alcançando a compreensão. A presente pesquisa tem como principal objetivo observar as estratégias utilizadas pelo professor para auxiliar o desenvolvimento cognitivo do alfabetizando. Este estudo pretende também identificar as metodologias usadas pelo educador durante a alfabetização e analisar como tem sido o trabalho realizado em sala para o desenvolvimento da consciência fonológica do alfabetizando. A fim de analisar essas estratégias, uma turma de alfabetização foi acompanhada durante 4 meses no ano de 2012, e alguns episódios em sala de aula, pertinentes ao tema aqui discutido, ilustrarão este trabalho.en
dc.rightsAcesso Abertoen
dc.subject.keywordCognição nas criançasen
dc.subject.keywordCrianças - desenvolvimentoen
dc.subject.keywordDesenvolvimento cognitivoen
dc.subject.keywordLetramentoen
dc.subject.keywordAlfabetizaçãoen
dc.titleO papel do educador no processo de desenvolvimento cognitivo dos alfabetizandosen
dc.typeTrabalho de Conclusão de Curso - Graduação - Licenciaturaen
dc.date.accessioned2013-05-14T22:52:01Z-
dc.date.available2013-05-14T22:52:01Z-
dc.date.issued2013-05-14T22:52:01Z-
dc.date.submitted2012-10-02-
dc.identifier.urihttp://bdm.unb.br/handle/10483/5068-
dc.language.isoPortuguêsen
Aparece na Coleção:Pedagogia



Este item está licenciado na Licença Creative Commons Creative Commons