Utilize este link para identificar ou citar este item:
https://bdm.unb.br/handle/10483/5061
Título: | Afetividade como fator de qualidade na educação infantil : visão de professores |
Autor(es): | Prado, Natalianne Lemos do |
Orientador(es): | Sousa, Maria de Fátima Guerra de |
Assunto: | Afetividade Qualidade (Educação) Educação de crianças Professores e alunos |
Data de apresentação: | 22-Fev-2013 |
Data de publicação: | 14-Mai-2013 |
Referência: | PRADO, Natalianne Lemos do. Afetividade como fator de qualidade na educação infantil: visão de professores. 2013. xiii, 113 f. Monografia (Licenciatura em Pedagogia)—Universidade de Brasília, Brasília, 2013. |
Resumo: | O presente trabalho de conclusão do curso de Pedagogia teve como objetivo trazer a visão dos professores da educação infantil sobre a afetividade como fator de qualidade nesse contexto. Para tal, sob a abordagem qualitativa foram entrevistados seis professoras, utilizando-se de entrevistas semi-estruturadas. As entrevistas e sua análise baseiam-se em Indicadores de Qualidade da Afetividade na Educação Infantil, construídos especialmente para esta pesquisa, tendo como referência trabalhos de autores como Wallon, Vygotsky e Zabalza. A análise e discussão dos dados construídos nas entrevistas com as professoras do segmento da educação infantil, mostraram a presença dos Indicadores de Qualidade da Afetividade na prática pedagógica desses professores. Entretanto, os mesmos percebem os aspectos da afetividade com uma visão do senso comum, também possuem visão limitada sobre os aspectos da qualidade na educação infantil. Observando-se que existe um desconhecimento dos aportes teóricos sobre essas temáticas. Sendo necessário que esses profissionais estejam atualizando constantemente seus conhecimentos para melhorar a qualidade de suas práticas pedagógicas. ___________________________________________________________________________ ABSTRACT This Pedagogy course conclusion work had as objective bring the vision of the elementary school teachers on the affective quality as a factor in this context. For such, in the qualitative approach were interviewed six teachers, using a semi-structured interview. The interviews and analysis are based on Quality Indicators of Affectivity in Elementary Education, elaborated especially for this study, with reference to the works of authors like Wallon, Vygotsky and Zabalza.The analysis and discussion of the data constructed in interviews with teachers of elementary education segment showed the presence of Quality Indicators of Affection in pedagogical practice of these teachers. However, they perceive aspects of affectivity with a common sense view, also have limited vision on aspects of quality in elementary education. Observing that, there is a lack of theoretical contributions on these themes. It is necessary that these professionals are constantly updating their knowledge to improve the quality of their teaching. |
Informações adicionais: | Monografia (graduação)—Universidade de Brasília, Faculdade de Educação, 2013. |
Aparece na Coleção: | Pedagogia
|
Este item está licenciado na Licença Creative Commons