Utilize este link para identificar ou citar este item: https://bdm.unb.br/handle/10483/503
Arquivos neste item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
2005_AlessandraPereiraNancySantos.pdf314,34 kBAdobe PDFver/abrir
Título: Análise do mercado de trabalho em Brasília relacionado aos egressos dos cursos de graduação e pós-graduação na área de Turismo
Autor(es): Pereira, Alessandra Silva
Santos, Nancy da Silva
Orientador(es): Cás, João Paulo Da
Assunto: Turismo
Mercado de trabalho
Profissional do turismo
Data de apresentação: Nov-2005
Data de publicação: 6-Ago-2009
Referência: PEREIRA, Alessandra Silva; SANTOS, Nancy da Silva. Análise do mercado de trabalho em Brasília relacionado aos egressos dos cursos de graduação e pós-graduação na área de Turismo. 2005. 128 f. Monografia (Especialização em Consultoria em Turismo)-Universidade de Brasília, Brasília, 2005.
Resumo: A presente pesquisa procurou verificar como está o mercado de trabalho para os egressos dos cursos de Turismo em Brasília e como o mercado está se comportando diante de tantos egressos formados semestralmente e quais as dificuldades encontradas por esses novos profissionais do Turismo em ingressar no mercado de trabalho na área de sua formação. A presente pesquisa tem como objetivo levantar as oportunidades e ameaças do mercado na área do Turismo, por meio de entrevistas feitas no mercado local: rede hoteleira, operadoras de viagens, companhia aérea, Expo-brasília, Ministério do Turismo, Secretaria do Turismo e Convention Visitors Bureau; mostrar uma visão ampla sobre as possibilidades de emprego para os egressos da área do Turismo, e quais as exigências do mercado, principalmente para aqueles que possuem apenas formação acadêmica, além de fornecer dados importantes para o Centro de Excelência em Turismo da Universidade de Brasília, para o aluno e para o mercado.
Resumén: La presente pesquisa procurou verificar como esta el mercado de trabajo para los egressos del cursos de Turismo en Brasília y como el mercado se comporta frente a la cantidad de graduados que concluyen sus cursos a cada semestre y por las dificultades encontradas por los profesionales graduados en Turismo para ingresar en el mercado de trabajo en su propria formación. La presente investigación tiene como objetivo buscar oportunidades y desventajas del mercado en el area de Turismo, por medio de encuestas en el mercado local: red hotelera, operadores de viaje, compañias aereas, Expo-brasilia, Ministerio del Turismo, Secretaria del Turismo y Convention Visitors Bureau, mostrar una visión amplia a respeto de las posibilidades de empleo para las exigencias del mercado, principalmente para los que posuen apenas la formación academica, además de generar datos importantes para el Centro de Excelencia en Turismo de la Universidad de Brasilia – UnB, para el alumno y para el mercado.
Informações adicionais: Monografia (especialização)—Universidade de Brasília, Centro de Excelência em Turismo, 2005.
DOI: http://dx.doi.org/10.26512/2005.11.TCC.503
Aparece na Coleção:Formação de Consultores em Turismo



Todos os itens na BDM estão protegidos por copyright. Todos os direitos reservados.