Utilize este link para identificar ou citar este item: https://bdm.unb.br/handle/10483/5019
Arquivos neste item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
2012_LuanaChavesdeCerqueira.pdf7,4 MBAdobe PDFver/abrir
Título: Manifestações do (in) consciente infantil, através do desenho e história de vida, no contexto escolar: uma possível interpretação psicanalítica
Autor(es): Cerqueira, Luanna Chaves de
Orientador(es): Almeida, Inês Maria Marques Zanforlin Pires de
Assunto: Educação de crianças
Psicanálise e educação
Data de apresentação: 15-Jun-2012
Data de publicação: 6-Mai-2013
Referência: CERQUEIRA, Luana Chaves de. Manifestações do (in) consciente infantil, através do desenho e história de vida, no contexto escolar: uma possível interpretação psicanalítica. 2012. 103 f. Monografia (Licenciatura em Pedagogia)—Universidade de Brasília, Brasília, 2012.
Resumo: A partir do enlace da Psicanálise com a Educação, o presente trabalho trata a questão da constituição do infantil, na dimensão (in) consciente, e suas manifestações. Articula discussões teóricas com uma pesquisa de campo estruturada e realizada durante as duas fases de Projeto 4 (Estágio Supervisionado) ao longo do ano de 2011, numa escola da Secretaria de Educação do Distrito Federal. Foi dividido em três partes, sendo a primeira composta pelo Memorial Educativo; a segunda, pelo Referencial Teórico, contendo os objetivos do trabalho, a metodologia, a análise dos dados e as considerações finais; a terceira parte apresenta Perspectivas Futuras. A abordagem utilizada foi qualitativa, que se configurou como pesquisa de campo de caráter exploratório e interpretativo, uma vez que houve a prática docente da pesquisadora. Na centralidade do estudo, buscou-se analisar, a partir do aporte teórico psicanalítico, como ocorrem as manifestações do (in) consciente infantil dentro do contexto escolar através do desenho e história de vida. A pesquisa aponta possíveis contribuições que a Psicanálise pode oferecer à Educação, como, por exemplo, apresentar, ao professor, ferramentas sobre como lidar melhor com seus alunos em sala de aula.
Informações adicionais: Monografia (graduação)—Universidade de Brasília, Faculdade de Educação, 2012.
Aparece na Coleção:Pedagogia



Este item está licenciado na Licença Creative Commons Creative Commons