Título: | Manifestações do (in) consciente infantil, através do desenho e história de vida, no contexto escolar: uma possível interpretação psicanalítica |
Autor(es): | Cerqueira, Luanna Chaves de |
Orientador(es): | Almeida, Inês Maria Marques Zanforlin Pires de |
Assunto: | Educação de crianças Psicanálise e educação |
Data de apresentação: | 15-Jun-2012 |
Data de publicação: | 6-Mai-2013 |
Referência: | CERQUEIRA, Luana Chaves de. Manifestações do (in) consciente infantil, através do desenho e história de vida, no contexto escolar: uma possível interpretação psicanalítica. 2012. 103 f. Monografia (Licenciatura em Pedagogia)—Universidade de Brasília, Brasília, 2012. |
Resumo: | A partir do enlace da Psicanálise com a Educação, o presente trabalho trata a questão da constituição do infantil, na dimensão (in) consciente, e suas manifestações. Articula discussões teóricas com uma pesquisa de campo estruturada e realizada durante as duas fases de Projeto 4 (Estágio Supervisionado) ao longo do ano de 2011, numa escola da Secretaria de Educação do Distrito Federal. Foi dividido em três partes, sendo a primeira composta pelo Memorial Educativo; a segunda, pelo Referencial Teórico, contendo os objetivos do trabalho, a metodologia, a análise dos dados e as considerações finais; a terceira parte apresenta Perspectivas Futuras. A abordagem utilizada foi qualitativa, que se configurou como pesquisa de campo de caráter exploratório e interpretativo, uma vez que houve a prática docente da pesquisadora. Na centralidade do estudo, buscou-se analisar, a partir do aporte teórico psicanalítico, como ocorrem as manifestações do (in) consciente infantil dentro do contexto escolar através do desenho e história de vida. A pesquisa aponta possíveis contribuições que a Psicanálise pode oferecer à Educação, como, por exemplo, apresentar, ao professor, ferramentas sobre como lidar melhor com seus alunos em sala de aula. |
Informações adicionais: | Monografia (graduação)—Universidade de Brasília, Faculdade de Educação, 2012. |
Aparece na Coleção: | Pedagogia
|