Utilize este link para identificar ou citar este item: https://bdm.unb.br/handle/10483/5019
Arquivos neste item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
2012_LuanaChavesdeCerqueira.pdf7,4 MBAdobe PDFver/abrir
Registro completo
Campo Dublin CoreValorLíngua
dc.contributor.advisorAlmeida, Inês Maria Marques Zanforlin Pires de-
dc.contributor.authorCerqueira, Luanna Chaves de-
dc.identifier.citationCERQUEIRA, Luana Chaves de. Manifestações do (in) consciente infantil, através do desenho e história de vida, no contexto escolar: uma possível interpretação psicanalítica. 2012. 103 f. Monografia (Licenciatura em Pedagogia)—Universidade de Brasília, Brasília, 2012.en
dc.descriptionMonografia (graduação)—Universidade de Brasília, Faculdade de Educação, 2012.en
dc.description.abstractA partir do enlace da Psicanálise com a Educação, o presente trabalho trata a questão da constituição do infantil, na dimensão (in) consciente, e suas manifestações. Articula discussões teóricas com uma pesquisa de campo estruturada e realizada durante as duas fases de Projeto 4 (Estágio Supervisionado) ao longo do ano de 2011, numa escola da Secretaria de Educação do Distrito Federal. Foi dividido em três partes, sendo a primeira composta pelo Memorial Educativo; a segunda, pelo Referencial Teórico, contendo os objetivos do trabalho, a metodologia, a análise dos dados e as considerações finais; a terceira parte apresenta Perspectivas Futuras. A abordagem utilizada foi qualitativa, que se configurou como pesquisa de campo de caráter exploratório e interpretativo, uma vez que houve a prática docente da pesquisadora. Na centralidade do estudo, buscou-se analisar, a partir do aporte teórico psicanalítico, como ocorrem as manifestações do (in) consciente infantil dentro do contexto escolar através do desenho e história de vida. A pesquisa aponta possíveis contribuições que a Psicanálise pode oferecer à Educação, como, por exemplo, apresentar, ao professor, ferramentas sobre como lidar melhor com seus alunos em sala de aula.en
dc.rightsAcesso Abertoen
dc.subject.keywordEducação de criançasen
dc.subject.keywordPsicanálise e educaçãoen
dc.titleManifestações do (in) consciente infantil, através do desenho e história de vida, no contexto escolar: uma possível interpretação psicanalíticaen
dc.typeTrabalho de Conclusão de Curso - Graduação - Licenciaturaen
dc.date.accessioned2013-05-06T11:26:20Z-
dc.date.available2013-05-06T11:26:20Z-
dc.date.issued2013-05-06T11:26:20Z-
dc.date.submitted2012-06-15-
dc.identifier.urihttp://bdm.unb.br/handle/10483/5019-
dc.language.isoPortuguêsen
Aparece na Coleção:Pedagogia



Este item está licenciado na Licença Creative Commons Creative Commons