Campo Dublin Core | Valor | Língua |
dc.contributor.advisor | Almeida, Inês Maria Marques Zanforlin Pires de | - |
dc.contributor.author | Cerqueira, Luanna Chaves de | - |
dc.identifier.citation | CERQUEIRA, Luana Chaves de. Manifestações do (in) consciente infantil, através do desenho e história de vida, no contexto escolar: uma possível interpretação psicanalítica. 2012. 103 f. Monografia (Licenciatura em Pedagogia)—Universidade de Brasília, Brasília, 2012. | en |
dc.description | Monografia (graduação)—Universidade de Brasília, Faculdade de Educação, 2012. | en |
dc.description.abstract | A partir do enlace da Psicanálise com a Educação, o presente trabalho trata a questão da constituição do infantil, na dimensão (in) consciente, e suas manifestações. Articula discussões teóricas com uma pesquisa de campo estruturada e realizada durante as duas fases de Projeto 4 (Estágio Supervisionado) ao longo do ano de 2011, numa escola da Secretaria de Educação do Distrito Federal. Foi dividido em três partes, sendo a primeira composta pelo Memorial Educativo; a segunda, pelo Referencial Teórico, contendo os objetivos do trabalho, a metodologia, a análise dos dados e as considerações finais; a terceira parte apresenta Perspectivas Futuras. A abordagem utilizada foi qualitativa, que se configurou como pesquisa de campo de caráter exploratório e interpretativo, uma vez que houve a prática docente da pesquisadora. Na centralidade do estudo, buscou-se analisar, a partir do aporte teórico psicanalítico, como ocorrem as manifestações do (in) consciente infantil dentro do contexto escolar através do desenho e história de vida. A pesquisa aponta possíveis contribuições que a Psicanálise pode oferecer à Educação, como, por exemplo, apresentar, ao professor, ferramentas sobre como lidar melhor com seus alunos em sala de aula. | en |
dc.rights | Acesso Aberto | en |
dc.subject.keyword | Educação de crianças | en |
dc.subject.keyword | Psicanálise e educação | en |
dc.title | Manifestações do (in) consciente infantil, através do desenho e história de vida, no contexto escolar: uma possível interpretação psicanalítica | en |
dc.type | Trabalho de Conclusão de Curso - Graduação - Licenciatura | en |
dc.date.accessioned | 2013-05-06T11:26:20Z | - |
dc.date.available | 2013-05-06T11:26:20Z | - |
dc.date.issued | 2013-05-06T11:26:20Z | - |
dc.date.submitted | 2012-06-15 | - |
dc.identifier.uri | http://bdm.unb.br/handle/10483/5019 | - |
dc.language.iso | Português | en |
Aparece na Coleção: | Pedagogia
|