Utilize este link para identificar ou citar este item: https://bdm.unb.br/handle/10483/5018
Arquivos neste item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
2012_LigiaFelixdaSilva.pdf1,62 MBAdobe PDFver/abrir
Título: Gênero e educação : currículo e formação de professoras/es em escolas públicas do Distrito Federal
Autor(es): Silva, Lígia Felix da
Orientador(es): Carvalho, Iracilda Pimentel
Assunto: Relações de gênero
Professores - formação
Prática de ensino
Currículo escolar
Data de apresentação: 24-Set-2012
Data de publicação: 3-Mai-2013
Referência: SILVA, Lígia Felix da. Gênero e educação: currículo e formação de professoras/es em escolas públicas do Distrito Federal. 2012. 126 f., il. (Licenciatura em Pedagogia)—Universidade de Brasília, Brasília, 2012.
Resumo: A emergência dos estudos sobre gênero a partir da década de 70 do século XX, a evolução das discussões no meio acadêmico e o interesse dos organismos internacionais sobre a importância do tema, tem conduzido atualmente os governos à elaboração de políticas públicas no campo da educação com vistas a contemplar a equidade de gêneros. Sendo a escola um dos espaços gendrados e que historicamente atuou na reprodução dos papéis sociais de gênero, constituição das identidades e se ocupou da disciplinação dos corpos, por meio do ensino e de uma gama de instrumentos de controle, atualmente, numa relação dialética, é também o lugar para transformação de das mentalidades. Desse modo, com a presente pesquisa monográfica, busquei responder se a temática “gênero” é trabalhada pelos/as professores/as da educação básica do Distrito Federal em sala de aula. Para isso, procedi com a análise do currículo da educação básica (séries/anos iniciais), destinado à rede pública de ensino do Distrito Federal, de modo a explicitar as orientações contidas no documento sobre a abordagem da temática gênero e se este contribui para a prática pedagógica das/os docentes. Posteriormente, realizei pesquisa de campo, que teve por finalidade despertar a consciência social sobre a importância dos estudos de gênero na formação docente e em relação com o cotidiano e a prática pedagógica. ____________________________________________________________________________ RESUMEN
El surgimiento de los estudios de género desde los años 70 del siglo XX , los progresos de los debates en el mundo académico y el interés de las organizaciones internacionales sobre la importancia del tema , ha llevado a los gobiernos para el desarrollo de políticas públicas en el ámbito de la educación con el fin de para contemplar la equidad de género. Siendo la escuela uno de los espacios de género que históricamente sirvió a la reproducción de los roles sociales de género , la constitución de las identidades y mantuvo a los órganos disciplinarios , a través de la educación y una serie de herramientas de control , actualmente en una relación dial éctica, es también el lugar para la transformación de las mentalidades. Por lo tanto, la presente monografía de investigación , he tratado de responder se el tema "género" se hace a mano por / la profesora/o de la educación básica del D istrito F ederal en el aula. Para este procedimiento para el análisis del currículo de la educación básica (serie/años), de las escuelas públicas del Distrito Federal , a fin de aclarar la orientación que figura en el documento sobre el enfoque temático de género y si esto con tribuye a la práctica pedagógica de profesoras y maestros. Más tarde, he realizado una investigación de campo, que tuvo como objetivo crear conciencia sobre la importancia social de los estudios de género en la formación docente y en relación con la prácti ca cotidiana y pedagógica.
Informações adicionais: Monografia (graduação)—Universidade de Brasília, Faculdade de Educação, 2012.
Aparece na Coleção:Pedagogia



Este item está licenciado na Licença Creative Commons Creative Commons