Utilize este link para identificar ou citar este item:
https://bdm.unb.br/handle/10483/4976
Título: | Poesia e letramento infantil : uma estratégia pedagógica |
Autor(es): | Moreira, Lisane Carla Sousa |
Orientador(es): | Cavaton, Maria Fernanda Farah |
Assunto: | Poesia Letramento Educação de crianças |
Data de apresentação: | 4-Mar-2013 |
Data de publicação: | 30-Abr-2013 |
Referência: | MOREIRA, Lisane Carla Sousa. Poesia e letramento infantil: uma estratégia pedagógica. 2013. x, 70 f., il. Monografia (Licenciatura em Pedagogia)—Universidade de Brasília, Brasília, 2013. |
Resumo: | O presente trabalho pesquisou a poesia como estratégia pedagógica na perspectiva do letramento, tendo como objetivo geral, descrever e analisar o uso da poesia nas atividades de letramento de alunos do 1º ano do ensino fundamental; e como objetivos específicos, descrever atividades de letramento com rima e observar atividades de letramento com trava-línguas. Discorreu-se sobre a poesia no contexto educacional, os letramentos e os ritmos e sons encontrados no poema e como eles instigam o leitor, embasadas em autores, como Averbuck; Frantz; Soares; Zilberman; Teberoski, entre outros. O estudo empírico com base na abordagem qualitativa de pesquisa, foi uma pesquisa-ação no contexto de uma escola da rede pública de uma Região Administrativa do Distrito Federal, com alunos de seis anos matriculados no 1º ano do ensino fundamental. A pesquisadora propôs quatro atividades envolvendo rimas e trava-línguas, duas sessões em julho do ano letivo estudado, com enfoque na oralidade dos alunos e duas, em novembro, com a perspectiva da escrita. Os resultados mostraram que a organização das estratégias pedagógicas com as atividades proposta pela pesquisadora como a preparação, a execução e a avaliação dialógicas desencadearam nos alunos: falas egocêntricas, a realização das tarefas coletivas e individuais de escrita. Dessa forma evidencia-se que atividades com poesia contribuem para o letramento infantil. |
Informações adicionais: | Monografia (graduação)—Universidade de Brasília, Faculdade de Educação, 2013. |
Aparece na Coleção: | Pedagogia
|
Este item está licenciado na Licença Creative Commons