Utilize este link para identificar ou citar este item: https://bdm.unb.br/handle/10483/4976
Arquivos neste item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
2013_LisaneCarlaSousaMoreira.pdf2 MBAdobe PDFver/abrir
Título: Poesia e letramento infantil : uma estratégia pedagógica
Autor(es): Moreira, Lisane Carla Sousa
Orientador(es): Cavaton, Maria Fernanda Farah
Assunto: Poesia
Letramento
Educação de crianças
Data de apresentação: 4-Mar-2013
Data de publicação: 30-Abr-2013
Referência: MOREIRA, Lisane Carla Sousa. Poesia e letramento infantil: uma estratégia pedagógica. 2013. x, 70 f., il. Monografia (Licenciatura em Pedagogia)—Universidade de Brasília, Brasília, 2013.
Resumo: O presente trabalho pesquisou a poesia como estratégia pedagógica na perspectiva do letramento, tendo como objetivo geral, descrever e analisar o uso da poesia nas atividades de letramento de alunos do 1º ano do ensino fundamental; e como objetivos específicos, descrever atividades de letramento com rima e observar atividades de letramento com trava-línguas. Discorreu-se sobre a poesia no contexto educacional, os letramentos e os ritmos e sons encontrados no poema e como eles instigam o leitor, embasadas em autores, como Averbuck; Frantz; Soares; Zilberman; Teberoski, entre outros. O estudo empírico com base na abordagem qualitativa de pesquisa, foi uma pesquisa-ação no contexto de uma escola da rede pública de uma Região Administrativa do Distrito Federal, com alunos de seis anos matriculados no 1º ano do ensino fundamental. A pesquisadora propôs quatro atividades envolvendo rimas e trava-línguas, duas sessões em julho do ano letivo estudado, com enfoque na oralidade dos alunos e duas, em novembro, com a perspectiva da escrita. Os resultados mostraram que a organização das estratégias pedagógicas com as atividades proposta pela pesquisadora como a preparação, a execução e a avaliação dialógicas desencadearam nos alunos: falas egocêntricas, a realização das tarefas coletivas e individuais de escrita. Dessa forma evidencia-se que atividades com poesia contribuem para o letramento infantil.
Informações adicionais: Monografia (graduação)—Universidade de Brasília, Faculdade de Educação, 2013.
Aparece na Coleção:Pedagogia



Este item está licenciado na Licença Creative Commons Creative Commons