Campo Dublin Core | Valor | Língua |
dc.contributor.advisor | Cavaton, Maria Fernanda Farah | - |
dc.contributor.author | Moreira, Lisane Carla Sousa | - |
dc.identifier.citation | MOREIRA, Lisane Carla Sousa. Poesia e letramento infantil: uma estratégia pedagógica. 2013. x, 70 f., il. Monografia (Licenciatura em Pedagogia)—Universidade de Brasília, Brasília, 2013. | en |
dc.description | Monografia (graduação)—Universidade de Brasília, Faculdade de Educação, 2013. | en |
dc.description.abstract | O presente trabalho pesquisou a poesia como estratégia pedagógica na perspectiva do letramento, tendo como objetivo geral, descrever e analisar o uso da poesia nas atividades de letramento de alunos do 1º ano do ensino fundamental; e como objetivos específicos, descrever atividades de letramento com rima e observar atividades de letramento com trava-línguas. Discorreu-se sobre a poesia no contexto educacional, os letramentos e os ritmos e sons encontrados no poema e como eles instigam o leitor, embasadas em autores, como Averbuck; Frantz; Soares; Zilberman; Teberoski, entre outros. O estudo empírico com base na abordagem qualitativa de pesquisa, foi uma pesquisa-ação no contexto de uma escola da rede pública de uma Região Administrativa do Distrito Federal, com alunos de seis anos matriculados no 1º ano do ensino fundamental. A pesquisadora propôs quatro atividades envolvendo rimas e trava-línguas, duas sessões em julho do ano letivo estudado, com enfoque na oralidade dos alunos e duas, em novembro, com a perspectiva da escrita. Os resultados mostraram que a organização das estratégias pedagógicas com as atividades proposta pela pesquisadora como a preparação, a execução e a avaliação dialógicas desencadearam nos alunos: falas egocêntricas, a realização das tarefas coletivas e individuais de escrita. Dessa forma evidencia-se que atividades com poesia contribuem para o letramento infantil. | en |
dc.rights | Acesso Aberto | en |
dc.subject.keyword | Poesia | en |
dc.subject.keyword | Letramento | en |
dc.subject.keyword | Educação de crianças | en |
dc.title | Poesia e letramento infantil : uma estratégia pedagógica | en |
dc.type | Trabalho de Conclusão de Curso - Graduação - Licenciatura | en |
dc.date.accessioned | 2013-04-30T22:23:54Z | - |
dc.date.available | 2013-04-30T22:23:54Z | - |
dc.date.issued | 2013-04-30T22:23:54Z | - |
dc.date.submitted | 2013-03-04 | - |
dc.identifier.uri | http://bdm.unb.br/handle/10483/4976 | - |
dc.language.iso | Português | en |
Aparece na Coleção: | Pedagogia
|