Utilize este link para identificar ou citar este item: https://bdm.unb.br/handle/10483/4976
Arquivos neste item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
2013_LisaneCarlaSousaMoreira.pdf2 MBAdobe PDFver/abrir
Registro completo
Campo Dublin CoreValorLíngua
dc.contributor.advisorCavaton, Maria Fernanda Farah-
dc.contributor.authorMoreira, Lisane Carla Sousa-
dc.identifier.citationMOREIRA, Lisane Carla Sousa. Poesia e letramento infantil: uma estratégia pedagógica. 2013. x, 70 f., il. Monografia (Licenciatura em Pedagogia)—Universidade de Brasília, Brasília, 2013.en
dc.descriptionMonografia (graduação)—Universidade de Brasília, Faculdade de Educação, 2013.en
dc.description.abstractO presente trabalho pesquisou a poesia como estratégia pedagógica na perspectiva do letramento, tendo como objetivo geral, descrever e analisar o uso da poesia nas atividades de letramento de alunos do 1º ano do ensino fundamental; e como objetivos específicos, descrever atividades de letramento com rima e observar atividades de letramento com trava-línguas. Discorreu-se sobre a poesia no contexto educacional, os letramentos e os ritmos e sons encontrados no poema e como eles instigam o leitor, embasadas em autores, como Averbuck; Frantz; Soares; Zilberman; Teberoski, entre outros. O estudo empírico com base na abordagem qualitativa de pesquisa, foi uma pesquisa-ação no contexto de uma escola da rede pública de uma Região Administrativa do Distrito Federal, com alunos de seis anos matriculados no 1º ano do ensino fundamental. A pesquisadora propôs quatro atividades envolvendo rimas e trava-línguas, duas sessões em julho do ano letivo estudado, com enfoque na oralidade dos alunos e duas, em novembro, com a perspectiva da escrita. Os resultados mostraram que a organização das estratégias pedagógicas com as atividades proposta pela pesquisadora como a preparação, a execução e a avaliação dialógicas desencadearam nos alunos: falas egocêntricas, a realização das tarefas coletivas e individuais de escrita. Dessa forma evidencia-se que atividades com poesia contribuem para o letramento infantil.en
dc.rightsAcesso Abertoen
dc.subject.keywordPoesiaen
dc.subject.keywordLetramentoen
dc.subject.keywordEducação de criançasen
dc.titlePoesia e letramento infantil : uma estratégia pedagógicaen
dc.typeTrabalho de Conclusão de Curso - Graduação - Licenciaturaen
dc.date.accessioned2013-04-30T22:23:54Z-
dc.date.available2013-04-30T22:23:54Z-
dc.date.issued2013-04-30T22:23:54Z-
dc.date.submitted2013-03-04-
dc.identifier.urihttp://bdm.unb.br/handle/10483/4976-
dc.language.isoPortuguêsen
Aparece na Coleção:Pedagogia



Este item está licenciado na Licença Creative Commons Creative Commons