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dc.contributor.advisorCerqueira, Teresa Cristina Siqueira-
dc.contributor.authorMorais, Carla Geovana Ferreira-
dc.identifier.citationMORAIS, Carla Geovana Ferreira. A importância da autodisciplina na educação a distância. 2013. 115 f., il. Monografia (Licenciatura em Pedagogia)—Universidade de Brasília, Brasília, 2013.en
dc.descriptionMonografia (graduação)—Universidade de Brasília, Faculdade de Educação, 2013.en
dc.description.abstractO conceito de educação a distância mudou rapidamente ao longo do tempo, de cursos por correspondência ou baseados apenas em textos, até a utilização de meios tecnológicos mais avançados. Mudou-se também o perfil dos sujeitos desta modalidade e as peculiaridades que envolvem o processo de ensino e aprendizagem. Neste sentido, o presente trabalho busca analisar uma importante característica dos sujeitos na modalidade a distância, que é a autodisciplina, tomando como base pesquisas bibliográficas, com destaque especial às percepções dos autores Moore e Kearsley, acerca da visão integrada da EaD, e uma pesquisa exploratória realizada com alunos que participaram de um curso de capacitação, na modalidade a distância, ofertado pelo Tribunal de Contas da União (TCU), no período de 29 de maio a 28 de junho de 2012. Inicialmente destaca-se alguns conceitos e a historicidade da educação a distância, levando-se em consideração que existem vários conceitos de EaD ao decorrer dos anos, mas que todos apresentam algum ponto em comum. Já no tocante ao conceito de autodisciplina e suas relações com a autonomia e o domínio pessoal, este trabalho apropria-se dos pensamentos de autores como Estrela (1992), Senge (2008), Moore (2007) e Kearsley (2007). Ao longo do texto explora-se o papel da autodisciplina na educação a distância e expõe-se o campo de pesquisa utilizado, bem como a metodologia e os resultados obtidos, concluindo assim que a autodisciplina é um eixo de grande importância para o sucesso de um aluno que se dedica a realizar um curso na modalidade a distância. ____________________________________________________________________________ ABSTRACTen
dc.description.abstractThe concept of Distance Education (DE) has changed rapidly over time, from correspondence courses or based only in texts, and even the use of more technological and advanced ways. It also changed the subject profile of this modality and the peculiarities which surround the teaching-learning process. Following this direction, the presented work seeks to analyze an important feature of the subjects in the distance, which is the self-discipline, using bibliographic researches as base, with special emphasis to the perception of Moore and Kearsley, about the DE integrated vision, an exploratory research with students that participated in a training course, using the distance modality, offered by Tribunal de Contas da União (TCU), during the period of May 29 to June 28, 2012. Initially it is important to stand out some of the concepts and historicity of distance education, taking into consideration the existence of many DE concepts along the years, but all representing some aspects in common. About the concept of self-discipline and its relations with autonomy and self-domaine, this research takes into consideration the thoughts of authors as Estrela (1992), Senge (2008), Moore (2007) and Kearsley (2007). Throughout the text it is explored the role of self-discipline regarding distance education and it is exposed the field researched using, as the methodology and obtained results, concluding that self-discipline is a fundamental and important center line to the student's success which dedicate itself to attend a course in the modality of distance education.en
dc.rightsAcesso Abertoen
dc.subject.keywordEducação à distânciaen
dc.subject.keywordEducação corporativaen
dc.subject.keywordAmbientes virtuais de aprendizagemen
dc.subject.keywordTribunal de Contas da União (TCU)en
dc.titleA importância da autodisciplina na educação a distânciaen
dc.typeTrabalho de Conclusão de Curso - Graduação - Licenciaturaen
dc.date.accessioned2013-04-29T12:42:58Z-
dc.date.available2013-04-29T12:42:58Z-
dc.date.issued2013-04-29T12:42:58Z-
dc.date.submitted2013-02-08-
dc.identifier.urihttp://bdm.unb.br/handle/10483/4935-
dc.language.isoPortuguêsen
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