Utilize este link para identificar ou citar este item:
https://bdm.unb.br/handle/10483/4933
Arquivos neste item:
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
2012_AnaPauladosSantosBoquadi.pdf | 1,31 MB | Adobe PDF | ver/abrir |
Título: | Alimentação viva e permacultura como caminhos para a ecopedagogia |
Autor(es): | Boquadi, Ana Paula dos Santos |
Orientador(es): | Silva, Ana Tereza Reis da |
Assunto: | Sustentabilidade Meio ambiente Educação ambiental Permacultura |
Data de apresentação: | 9-Out-2012 |
Data de publicação: | 29-Abr-2013 |
Referência: | BOQUADI, Ana Paula dos Santos. Alimentação viva e permacultura como caminhos para a ecopedagogia. 2012. 75 f., il. Monografia (Licenciatura em Pedagogia)—Universidade de Brasília, Brasília, 2012. |
Resumo: | Os ecossistemas naturais têm passado por significativas mudanças, especialmente nos últimos séculos. A partir da Revolução Industrial, essas transformações se intensificaram, principalmente após a descoberta do Petróleo. Atualmente, sabemos que nossa sociedade se encontra na iminência do colapso energético e do colapso ambiental, este último causado pela queima desenfreada de combustíveis fósseis e pela destruição dos ecossistemas naturais. Em que pese a gravidade das crises energética e socioambiental, cada vez mais pessoas têm se preocupado em implementar alternativas que sejam verdadeiramente sustentáveis, com o objetivo de tentar prevenir um futuro desastre. Nossos grandes desafios parecem ser o repensar de todos os nossos paradigmas civilizatórios e o reaprender a viver, em harmonia com o meio ambiente. Nesse sentido, analizou-se quais fatores levaram as sociedades antigas ao colapso, e constatou-se que muitos deles estão presentes em nossa sociedade atual. Nesse contexto de repensar, a Alimentação Viva desponta como concepção alimentar de potencial terapêutico indiscutível, capaz de prevenir, reverter e curar os mais diversos tipos de doenças, através da culinária dos alimentos vivos. A Permacultura, por outro lado, têm mostrado, na prática, que é perfeitamente possível planejar e implementar ambientes humanos sustentáveis, plenamente capazes de satisfazer nossas necessidades sem comprometer a base de sustentação da vida. O principal objetivo deste trabalho é mostrar de que forma a Alimentação Viva e a Permacultura podem ser utilizadas no sentido da construção de uma proposta ecopedagógica integral e holística, em contrapartida à práticas reducionistas de educação ambiental normalmente utilizadas pelos educadores. Espera-se que a integração da Alimentação Viva e da Permacultura à ecopedagogia possa dar braços a esta ciência, contribuindo para que o discurso teórico da sustentabilidade possa ser transformado em ações concretas. |
Informações adicionais: | Monografia (graduação)—Universidade de Brasília, Faculdade de Educação, 2012. |
Aparece na Coleção: | Pedagogia |
Este item está licenciado na Licença Creative Commons