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Título: Avaliação formativa e suas implicações subjetivas
Autor(es): Brito, Paulo Teixeira de
Orientador(es): Rodrigues, Fátima Lucília Vidal
Assunto: Aprendizagem - avaliação
Professores e alunos
Subjetividade - educação
Emoções
Data de apresentação: 9-Out-2012
Data de publicação: 26-Abr-2013
Referência: BRITO, Paulo Teixeira de. Avaliação formativa e suas implicações subjetivas. 2012. 29 f. Monografia (Licenciatura em Pedagogia)—Universidade de Brasília, Brasília, 2012.
Resumo: O presente trabalho de conclusão de curso aborda a discussão acerca de avaliação na escola e sobre como os fatores emocionais podem influenciar na relação professor-aluno. Para o desenvolvimento deste trabalho foi utilizada a abordagem teórica a respeito de avaliação de Cipriano Carlos Luckesi. É discutido também como a escola se tornou altamente avaliadora e da necessidade de se rever os conceitos a respeito de avaliação. É apresentada também uma discussão a respeito dos modelos de avaliação da aprendizagem. Como surgiu o modelo liberal conservador e a pedagogia denominada de libertadora. Também é discutida a importância de uma avaliação diagnóstica em vez de uma classificatória. ______________________________________________________________________________ ABSTRACT
This final dissertation approaches the discussion concerning valuation in the inclusive school and about how the emotional factors can influence the relation between teacher and student. To develop this essay it was useful the theoretical approach concerning valuation of Cipriano Carlos Luckesi. It also discusses how school became highly appraiser and the necessity to see again the valuation concepts. It also presents a discussion about valuation models of apprenticeship. How the liberal conservative model and the pedagogy called liberator emerged. Also is discussed the importance of a diagnostic valuation instead of a classifying one.
Informações adicionais: Monografia (graduação)—Universidade de Brasília, Faculdade de Educação, 2012.
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