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Título: Sentidos subjetivos sobre docência inclusiva : um estudo de caso
Autor(es): Coelho, Fabiana Ramos da Luz
Orientador(es): Coelho, Cristina Massot Madeira
Assunto: Subjetividade - educação
Educação inclusiva
Professores de educação especial
Data de apresentação: 7-Ago-2012
Data de publicação: 25-Abr-2013
Referência: COELHO, Fabiana Ramos da Luz. Sentidos subjetivos sobre docência inclusiva: um estudo de caso. 2012. 75 f., il. Monografia (Licenciatura em Pedagogia)—Universidade de Brasília, Brasília, 2012.
Resumo: A presença do aluno com Necessidades Educacionais Especiais -ANEE- nas escolas brasilienses tornou-se uma realidade, porém educadores ainda manifestam resistências sobre o processo de inclusão em suas turmas, seja por receio, preconceito ou, mais frequentemente, por insegurança em relação à sua própria formação. Tais orientações contribuem para a perpetuação de um sistema educacional excludente e segregador caracterizado por atitudes e práticas pedagógicas tradicionais. A experiência abordada nesse estudo, no entanto, percorre caminhos diferentes. Assim, nessa pesquisa buscam-se compreender aspectos de uma dinâmica docente particular no enfrentamento dos desafios de uma sala de aula inclusiva e a forma como a professora do segundo ano do ensino fundamental público, em Brasília-DF, organiza sentidos subjetivos da docência inclusiva. A pesquisa está delineada metodologicamente a partir da Epistemologia Qualitativa de González Rey (2005) em dois momentos. Como pontos de partida são discutidos: a intencionalidade do professor na definição de sua ação docente; a forma como elege estratégias pedagógicas singulares; e a maneira de compreender seus alunos como sujeitos do aprender. Em seguida, orienta-se para delinear as produções de sentido subjetivo sobre a docência inclusiva dessa professora, bem como a forma em que articula as experiências dos diferentes contextos da vida escolar. A partir de então, a pesquisa nos demonstra que a configuração dos sentidos subjetivos do professor constituída ao longo de sua vivência histórica, cultural e social apresenta-se como fator determinante para a efetividade da inclusão, pois elementos constituintes da sua subjetividade, dentre eles a afetividade, a credibilidade e o compromisso são indicadores que norteiam a prática educativa da professora estudada e possibilitam a inclusão do Aluno com Necessidades Educacionais Especiais em sala de aula.
Informações adicionais: Monografia (graduação)—Universidade de Brasília, Faculdade de Educação, 2012.
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