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dc.contributor.advisorCoelho, Cristina Massot Madeira-
dc.contributor.authorCoelho, Fabiana Ramos da Luz-
dc.identifier.citationCOELHO, Fabiana Ramos da Luz. Sentidos subjetivos sobre docência inclusiva: um estudo de caso. 2012. 75 f., il. Monografia (Licenciatura em Pedagogia)—Universidade de Brasília, Brasília, 2012.en
dc.descriptionMonografia (graduação)—Universidade de Brasília, Faculdade de Educação, 2012.en
dc.description.abstractA presença do aluno com Necessidades Educacionais Especiais -ANEE- nas escolas brasilienses tornou-se uma realidade, porém educadores ainda manifestam resistências sobre o processo de inclusão em suas turmas, seja por receio, preconceito ou, mais frequentemente, por insegurança em relação à sua própria formação. Tais orientações contribuem para a perpetuação de um sistema educacional excludente e segregador caracterizado por atitudes e práticas pedagógicas tradicionais. A experiência abordada nesse estudo, no entanto, percorre caminhos diferentes. Assim, nessa pesquisa buscam-se compreender aspectos de uma dinâmica docente particular no enfrentamento dos desafios de uma sala de aula inclusiva e a forma como a professora do segundo ano do ensino fundamental público, em Brasília-DF, organiza sentidos subjetivos da docência inclusiva. A pesquisa está delineada metodologicamente a partir da Epistemologia Qualitativa de González Rey (2005) em dois momentos. Como pontos de partida são discutidos: a intencionalidade do professor na definição de sua ação docente; a forma como elege estratégias pedagógicas singulares; e a maneira de compreender seus alunos como sujeitos do aprender. Em seguida, orienta-se para delinear as produções de sentido subjetivo sobre a docência inclusiva dessa professora, bem como a forma em que articula as experiências dos diferentes contextos da vida escolar. A partir de então, a pesquisa nos demonstra que a configuração dos sentidos subjetivos do professor constituída ao longo de sua vivência histórica, cultural e social apresenta-se como fator determinante para a efetividade da inclusão, pois elementos constituintes da sua subjetividade, dentre eles a afetividade, a credibilidade e o compromisso são indicadores que norteiam a prática educativa da professora estudada e possibilitam a inclusão do Aluno com Necessidades Educacionais Especiais em sala de aula.en
dc.rightsAcesso Abertoen
dc.subject.keywordSubjetividade - educaçãoen
dc.subject.keywordEducação inclusivaen
dc.subject.keywordProfessores de educação especialen
dc.titleSentidos subjetivos sobre docência inclusiva : um estudo de casoen
dc.typeTrabalho de Conclusão de Curso - Graduação - Licenciaturaen
dc.date.accessioned2013-04-25T12:31:50Z-
dc.date.available2013-04-25T12:31:50Z-
dc.date.issued2013-04-25T12:31:50Z-
dc.date.submitted2012-08-07-
dc.identifier.urihttp://bdm.unb.br/handle/10483/4915-
dc.language.isoPortuguêsen
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