Título: | O canto como eixo norteador de práticas musicais : um relato de uma experiência com alunos do EJA em Aparecida de Goiânia-GO |
Autor(es): | Cordeiro, Quéren Jemima Almeida |
Orientador(es): | Grossi, Cristina de Souza |
Assunto: | Música - análise, apreciação Plateia (Música) Canto Educação de Jovens e Adultos (EJA) |
Data de apresentação: | 4-Dez-2012 |
Data de publicação: | 18-Abr-2013 |
Referência: | CORDEIRO, Quéren Jemima Almeida. O canto como eixo norteador de práticas musicais: um relato de uma experiência com alunos do EJA em Aparecida de Goiânia-GO. 2012. [16] f. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura em Música)—Universidade de Brasília, Universidade Aberta do Brasil, Brasília, 2012. |
Resumo: | O presente trabalho narra a atuação em um programa de formação de platéia, organizado em duas oficinas e um recital didático, com alunos do Ensino de Jovens e Adultos (EJA), entre Setembro e Outubro de 2012, no Colégio Estadual Nova Era em Aparecida de Goiânia – GO. Inicialmente buscou-se focar a escuta musical da parte instrumental que acompanha cantores em músicas da preferência dos participantes, pois ouvir música era a principal atividade musical deles. O objetivo era levar os alunos a ouvirem arranjos, instrumentação e todo contexto musical que ocorre além da Voz/Letra. Para a coleta dos dados foram utilizados questionários, diários de campo, vídeos das oficinas e do recital. Durante a primeira oficina constatei que a parte Vocal/Letra não poderia ser retirada dos trabalhos, mas sim deveria ser o eixo norteador que abriria caminhos aos outros aspectos musicais. A partir disso, os trabalhos foram realizados tendo a letra como principal referencial, servindo como elemento central para a prática do trabalho proposto, ou seja, ter o canto como referencial para o trabalho de escuta de outros instrumentos musicais. O trabalho traz opções de estratégias de ensino e confirma a força da Voz/Letra na escuta musical. |
Informações adicionais: | Trabalho de Conclusão de Curso (graduação)—Universidade de Brasília, Decanato de Ensino de Graduação, Universidade Aberta do Brasil, Instituto de Artes, Departamento de Música, Curso de Licenciatura em Música a Distância, 2012. |
Aparece na Coleção: | Música
|