Utilize este link para identificar ou citar este item: https://bdm.unb.br/handle/10483/4835
Arquivos neste item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
2012_QuerenJemimaAlmeidaCordeiro.pdf73,79 kBAdobe PDFver/abrir
Título: O canto como eixo norteador de práticas musicais : um relato de uma experiência com alunos do EJA em Aparecida de Goiânia-GO
Autor(es): Cordeiro, Quéren Jemima Almeida
Orientador(es): Grossi, Cristina de Souza
Assunto: Música - análise, apreciação
Plateia (Música)
Canto
Educação de Jovens e Adultos (EJA)
Data de apresentação: 4-Dez-2012
Data de publicação: 18-Abr-2013
Referência: CORDEIRO, Quéren Jemima Almeida. O canto como eixo norteador de práticas musicais: um relato de uma experiência com alunos do EJA em Aparecida de Goiânia-GO. 2012. [16] f. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura em Música)—Universidade de Brasília, Universidade Aberta do Brasil, Brasília, 2012.
Resumo: O presente trabalho narra a atuação em um programa de formação de platéia, organizado em duas oficinas e um recital didático, com alunos do Ensino de Jovens e Adultos (EJA), entre Setembro e Outubro de 2012, no Colégio Estadual Nova Era em Aparecida de Goiânia – GO. Inicialmente buscou-se focar a escuta musical da parte instrumental que acompanha cantores em músicas da preferência dos participantes, pois ouvir música era a principal atividade musical deles. O objetivo era levar os alunos a ouvirem arranjos, instrumentação e todo contexto musical que ocorre além da Voz/Letra. Para a coleta dos dados foram utilizados questionários, diários de campo, vídeos das oficinas e do recital. Durante a primeira oficina constatei que a parte Vocal/Letra não poderia ser retirada dos trabalhos, mas sim deveria ser o eixo norteador que abriria caminhos aos outros aspectos musicais. A partir disso, os trabalhos foram realizados tendo a letra como principal referencial, servindo como elemento central para a prática do trabalho proposto, ou seja, ter o canto como referencial para o trabalho de escuta de outros instrumentos musicais. O trabalho traz opções de estratégias de ensino e confirma a força da Voz/Letra na escuta musical.
Informações adicionais: Trabalho de Conclusão de Curso (graduação)—Universidade de Brasília, Decanato de Ensino de Graduação, Universidade Aberta do Brasil, Instituto de Artes, Departamento de Música, Curso de Licenciatura em Música a Distância, 2012.
Aparece na Coleção:Música



Este item está licenciado na Licença Creative Commons Creative Commons