Campo Dublin Core | Valor | Língua |
dc.contributor.advisor | Grossi, Cristina de Souza | - |
dc.contributor.author | Cordeiro, Quéren Jemima Almeida | - |
dc.identifier.citation | CORDEIRO, Quéren Jemima Almeida. O canto como eixo norteador de práticas musicais: um relato de uma experiência com alunos do EJA em Aparecida de Goiânia-GO. 2012. [16] f. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura em Música)—Universidade de Brasília, Universidade Aberta do Brasil, Brasília, 2012. | en |
dc.description | Trabalho de Conclusão de Curso (graduação)—Universidade de Brasília, Decanato de Ensino de Graduação, Universidade Aberta do Brasil, Instituto de Artes, Departamento de Música, Curso de Licenciatura em Música a Distância, 2012. | en |
dc.description.abstract | O presente trabalho narra a atuação em um programa de formação de platéia, organizado em duas oficinas e um recital didático, com alunos do Ensino de Jovens e Adultos (EJA), entre Setembro e Outubro de 2012, no Colégio Estadual Nova Era em Aparecida de Goiânia – GO. Inicialmente buscou-se focar a escuta musical da parte instrumental que acompanha cantores em músicas da preferência dos participantes, pois ouvir música era a principal atividade musical deles. O objetivo era levar os alunos a ouvirem arranjos, instrumentação e todo contexto musical que ocorre além da Voz/Letra. Para a coleta dos dados foram utilizados questionários, diários de campo, vídeos das oficinas e do recital. Durante a primeira oficina constatei que a parte Vocal/Letra não poderia ser retirada dos trabalhos, mas sim deveria ser o eixo norteador que abriria caminhos aos outros aspectos musicais. A partir disso, os trabalhos foram realizados tendo a letra como principal referencial, servindo como elemento central para a prática do trabalho proposto, ou seja, ter o canto como referencial para o trabalho de escuta de outros instrumentos musicais. O trabalho traz opções de estratégias de ensino e confirma a força da Voz/Letra na escuta musical. | en |
dc.rights | Acesso Aberto | en |
dc.subject.keyword | Música - análise, apreciação | en |
dc.subject.keyword | Plateia (Música) | en |
dc.subject.keyword | Canto | en |
dc.subject.keyword | Educação de Jovens e Adultos (EJA) | en |
dc.title | O canto como eixo norteador de práticas musicais : um relato de uma experiência com alunos do EJA em Aparecida de Goiânia-GO | en |
dc.type | Trabalho de Conclusão de Curso - Graduação - Licenciatura | en |
dc.date.accessioned | 2013-04-18T12:51:05Z | - |
dc.date.available | 2013-04-18T12:51:05Z | - |
dc.date.issued | 2013-04-18T12:51:05Z | - |
dc.date.submitted | 2012-12-04 | - |
dc.identifier.uri | http://bdm.unb.br/handle/10483/4835 | - |
dc.language.iso | Português | en |
Aparece na Coleção: | Música
|