Utilize este link para identificar ou citar este item: https://bdm.unb.br/handle/10483/4835
Arquivos neste item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
2012_QuerenJemimaAlmeidaCordeiro.pdf73,79 kBAdobe PDFver/abrir
Registro completo
Campo Dublin CoreValorLíngua
dc.contributor.advisorGrossi, Cristina de Souza-
dc.contributor.authorCordeiro, Quéren Jemima Almeida-
dc.identifier.citationCORDEIRO, Quéren Jemima Almeida. O canto como eixo norteador de práticas musicais: um relato de uma experiência com alunos do EJA em Aparecida de Goiânia-GO. 2012. [16] f. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura em Música)—Universidade de Brasília, Universidade Aberta do Brasil, Brasília, 2012.en
dc.descriptionTrabalho de Conclusão de Curso (graduação)—Universidade de Brasília, Decanato de Ensino de Graduação, Universidade Aberta do Brasil, Instituto de Artes, Departamento de Música, Curso de Licenciatura em Música a Distância, 2012.en
dc.description.abstractO presente trabalho narra a atuação em um programa de formação de platéia, organizado em duas oficinas e um recital didático, com alunos do Ensino de Jovens e Adultos (EJA), entre Setembro e Outubro de 2012, no Colégio Estadual Nova Era em Aparecida de Goiânia – GO. Inicialmente buscou-se focar a escuta musical da parte instrumental que acompanha cantores em músicas da preferência dos participantes, pois ouvir música era a principal atividade musical deles. O objetivo era levar os alunos a ouvirem arranjos, instrumentação e todo contexto musical que ocorre além da Voz/Letra. Para a coleta dos dados foram utilizados questionários, diários de campo, vídeos das oficinas e do recital. Durante a primeira oficina constatei que a parte Vocal/Letra não poderia ser retirada dos trabalhos, mas sim deveria ser o eixo norteador que abriria caminhos aos outros aspectos musicais. A partir disso, os trabalhos foram realizados tendo a letra como principal referencial, servindo como elemento central para a prática do trabalho proposto, ou seja, ter o canto como referencial para o trabalho de escuta de outros instrumentos musicais. O trabalho traz opções de estratégias de ensino e confirma a força da Voz/Letra na escuta musical.en
dc.rightsAcesso Abertoen
dc.subject.keywordMúsica - análise, apreciaçãoen
dc.subject.keywordPlateia (Música)en
dc.subject.keywordCantoen
dc.subject.keywordEducação de Jovens e Adultos (EJA)en
dc.titleO canto como eixo norteador de práticas musicais : um relato de uma experiência com alunos do EJA em Aparecida de Goiânia-GOen
dc.typeTrabalho de Conclusão de Curso - Graduação - Licenciaturaen
dc.date.accessioned2013-04-18T12:51:05Z-
dc.date.available2013-04-18T12:51:05Z-
dc.date.issued2013-04-18T12:51:05Z-
dc.date.submitted2012-12-04-
dc.identifier.urihttp://bdm.unb.br/handle/10483/4835-
dc.language.isoPortuguêsen
Aparece na Coleção:Música



Este item está licenciado na Licença Creative Commons Creative Commons