Utilize este link para identificar ou citar este item: https://bdm.unb.br/handle/10483/4720
Arquivos neste item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
2013_MauroFerreiradoSacramento.pdf208,69 kBAdobe PDFver/abrir
Título: Arbitragem no direito do petróleo : limites e possibilidades em face do marco legal do pré-sal
Autor(es): Sacramento, Mauro Ferreira do
Orientador(es): Trindade, Adriano Drummond Cançado
Assunto: Arbitragem (Processo civil)
Petróleo - legislação
Data de apresentação: 2013
Data de publicação: 4-Abr-2013
Referência: SACRAMENTO, Mauro Ferreira do. Arbitragem no direito do petróleo: limites e possibilidades em face do marco legal do pré-sal. 2013. 50 f. Monografia (Bacharelado em Direito)—Universidade de Brasília, Brasília, 2013.
Resumo: A arbitragem é o método regulamentado em lei para assegurar a resolução de controvérsias fora do Judiciário, entre pessoas capazes de contratar e sobre direitos patrimoniais disponíveis. Esse método foi expressamente admitido pelo marco legal do pré-sal, o qual se fundamenta na preservação do interesse nacional. Entre as inovações do referido marco legal foram estabelecidos: o regime de partilha da produção, o Fundo Social e a obrigatoriedade de formação de consórcio composto necessariamente por uma empresa pública (PPSA) e uma sociedade de economia mista (Petrobras). Em face disso, formulou-se o seguinte problema de pesquisa: o marco legal do pré-sal apresenta diferenças em relação à Lei do Petróleo acerca da aplicação da arbitragem? Verificou-se que o marco legal do pré-sal possibilitou a adoção da arbitragem na resolução de controvérsias suscitadas no âmbito do comitê operacional do consórcio e na execução dos acordos de individualização da produção, além das hipóteses já previstas na Lei do Petróleo.
Informações adicionais: Monografia (graduação)—Universidade de Brasília, Faculdade de Direito, Curso de Graduação em Direito, 2013.
Aparece na Coleção:Direito



Este item está licenciado na Licença Creative Commons Creative Commons